Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

09/09/2016 - 14:04

Pacificar é preciso

               O posicionamento firme dos ministros do Supremo Tribunal Federal em relação ao processo de afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff, da cassação do deputado Eduardo Cunha, prevista para a segunda-feira (12) e das tentativas do ex-presidente Lula, de defender-se desqualificando a Operação Lava Jato, aponta para a opção de um novo tempo. O presidente Michel Temer tem a missão de governar até o final de 2018 e recolocar a administração nos trilhos, o Poder Legislativo é o encarregado de discutir e votar as mudanças necessárias ao novo tempo, e à Polícia, Ministério Público e Justiça Federal cabe investigar, denunciar e julgar os malfeitos e malfeitores que, com sua atuação, levaram o país para o buraco.

                Independente da função ou da importância que tenham no contexto político, partidário ou na sociedade, os acusados de atos irregularidades administrativas, atos de corrupção, lavagem e evasão de dinheiro, formação de quadrilha e outros crimes de que tanto se tem falado, têm de ser alcançados pela Justiça, desfrutar do direito de defesa e ser sentenciados na exata medida dos atos que praticaram. Nesse momento há que se evitar o astuto tratamento político de questões que são administrativas, policiais ou criminais.

                Empossado definitivamente, o presidente tem a tarefa de reencontrar o caminho do equilíbrio, e começa a propor medidas que, para corrigir o curso da economia, certamente serão impopulares. É importante que a sociedade, por suas forças representativas, esteja disposta a discutir e colaborar para o encontro das soluções dentro da paz e da ordem. Centrais sindicais, representantes patronais e segmentos sociais devem discutir as propostas, com absoluta sinceridade e sem ranço, para que se restabeleça a paz, a concórdia e a prosperidade. Devem todos abrir mão de idéias pré-concebidas e de posicionamentos ideológicos radicalizados para poderem encontrar o equilíbrio e a pacificação social.

                Vivemos, pela segunda vez, o trauma de ter de destituir um governo eleito e, apesar da retórica dos contrários, tudo se deu dentro da lei e da ordem. Agora resta à nossa frente a tarefa de buscar um novo e seguro caminho, sem olhar demasiadamente para o retrovisor. Nesse mundo globalizado, a maior utilidade do passado está no exemplo dos erros que não devem ser repetidos. Estamos na hora de pacificar, trabalhar e progredir...

                Para desarmar os espíritos, nunca será demais o presidente Michel Temer continuar afirmando aquilo que já disse: que não será candidato à reeleição...
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet