Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

25/08/2016 - 08:15

A tragédia de agosto e a necessidade de mudar

           Nesta quarta-feira – 24 de agosto – faz 62 anos do suicídio de Getúlio Vargas. Dia 25 transcorrem os 55 anos da renúncia de Jânio Quadros e, nesse mesmo dia, começa a fase decisiva do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Mais uma vez o simbolismo trágico do oitavo mês do ano se faz presente na vida política nacional, que em outros agostos já se impactou com as mortes de Juscelino Kubstichek, Miguel Arraes e do neto deste, Eduardo Campos, que concorria à presidência da República em 2014. Coincidência ou não, é neste mês que chegamos ao ápice da tragédia que se abateu no seio e sobre o governo do Partido dos Trabalhadores.

            A soma dos graves episódios que vão fazendo a história política brasileira nos conduz à inevitável conclusão de que algo muito errado ocorre e faz a nação viver de ciclos sem jamais alcançar a maturidade e a sustentabilidade política. A República Velha – antes dos anos 30 do século passado – foi permeada por golpes e autoritatarismos e deu lugar à ditadura Vargas, que em seus 15 anos teve várias facetas e acabou vencida pela redemocratização de 1945, que só resistiu até 1964, quando os militares tomaram o poder e ali permaneceram por 21 anos. Redemocratizado nos anos 80, o país passou a viver grave crise de identidade ideológica e a multiplicação de tendências, muitas delas inviáveis mas toleradas através do compadrio e das espúrias coalizões. A corrupção encontrou terreno fértil para se desenvolver até literalmente quebrar a economia e a governabilidade.

            Estamos nós a viver um novo e trágico agosto, com a sensação de quem – apesar dos avanços técnicos e mercadológicos – continua marcando passo quanto à definição do tipo de estado, governo e ação política que pretende. Terminado o episódio do impeachment presidencial, urge a mobilização nacional em busca de formatos que possam conduzir a nação a um futuro de estabilidade e sem o cíclico sobressalto que  deságua em meses de agosto trágicos. Há que se trancar todas as portas que levam à corrupção, definir claramente a vida e o meio de sustentação dos partidos políticos e do custeio das campanhas eleitorais e encontrar meios que impeçam o nefasto aparelhamento das repartições públicas com a nomeação (sem concurso) de cabos eleitorais. Também é indispensável a criação de mecanismos que afastem com mais rapidez e sem tantos traumas os governantes que não estiverem cumprindo com suas finalidades. Não podemos continuar marchando sem sair do lugar...
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet