Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

27/07/2016 - 10:54

O Brasil e o separatismo

            Mais uma vez a unidade nacional – garantida por Pedro I, Caxias e pela língua portuguesa aqui falada – é colocada na berlinda. O movimento “O Sul é Meu País”, que prega a separação de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul do resto do país para a constituição de uma nova naçãosulamericana, se prepara para colher votos num plebiscito informal com urnas a serem instaladas próximas aos locais de votação das eleições de 2 de outubro. A idéia é colher o apoio de 5% da população e pleitear a separação por iniciativa popular, mas já foi barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, onde além de proibir a iniciativa, o desembargador eleitoral César Augusto Mimoso Ruiz Abreu. determinou a investigação criminal do movimento.

            A incitação à separação territorial está capitulada no artigo 11 da Lei nº 7.170/83, que define as violações à segurança nacional, ordem pública e social, e prevê pena de 1 a 4 anos de prisão. Se comprovada a iniciativa de cisão territorial, a pena varia de 4 a 12 anos.

            O separatismo é o combustível das insatisfações. Já moveu revoluções e sustenta as querelas regionais. Os três estados do Sul - que enfrentam sérios problemas de caixa decorrentes da irresponsável divisão político-eleitoreira do bolo tributário e, admitamos, da corrupção - pensam em independência e, em maiores ou menores proporções, isso se alastra por todo o país. Nos estados mais desenvolvidos, reclama-se que os impostos ali recolhidos são carreados para outras regiões onde não há produção. Nos lugares menos desenvolvidos, justifica-se e até queixa-se da reserva de mercado para produtos – especialmente os manufaturados – vindos dos grandes centros. Quem paga a conta acha que paga muito e quem recebe, pensa receber pouco. À União Federal compete a tarefa de mediar os interesses, arrecadar os recursos e distribuí-los com critério, o que não tem ocorrido.

            Recorde-se que no ano passado, até em São Paulo, ocorreram manifestações – pequenas, é evidente – em favor da sua separação do resto do país. Por mais argumentos que seus defensores possam reunir, tudo isso vai em confronto à história e cronologia da constituição da Nação Brasileira. Temos forte movimento migratório e economia cada dia mais integrada, graças aos meios de transporte e comunicação. Nossa cultura tem forte traço de integração que nos une acima das divergências, sem que cada um tenha de abandonar seus regionalismos. Em vez de lutar pela fragmentação, o mais aconselhável é trabalhar contra a corrupção e a distribuição político-eleitoreira das verbas para, com isso, promover o fortalecimento do Estado Brasileiro e manter as características regionais. Unidos somos mais fortes e temos mais oportunidade de progresso e bem-estar do povo...
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet