Artigos / Wilson Fuá

27/07/2016 - 08:14

Quem será o escolhido o vice

                  O assunto do momento é quem será o vice Prefeito na eleição para  governar Cuiabá. Pode ser Chico ou Chica, o nome não interessa, pois a escolha depende do que o grupo escolher, porque esse tal de Vice, já deu muito problemas aos  Prefeitos eleitos e para evitar aborrecimentos futuros, hoje esse candidato terá que ser de confiança máxima, dizem que:  o Vice é o primeiro dos últimos, e que ele só passa existir com ausência do primeiro, e só terá vida com a morte histórica do outro.    

               A história das eleições em Cuiabá mostra que alguns  Vice-Prefeitos, deram muito problemas a partir da posse. Que apesar de ser um cargo de expectativa de poder, pode ajudar muito e  como também pode atrapalhar pelo resto do mandato, por isso, vamos fazer um passeio pela história recente das eleições dos Vice-prefeitos em Cuiabá:

           Dante Martins de Oliveira primeiro Prefeito eleito através de eleição direta após o fim do regime militar, e  tem o seu nome registrado na história do Brasil como o homem das “Diretas Já”, e que lutou pela redemocratização do país e pelo fim da ditadura militar. Mas, por ironia do destino, ao ser candidato a Prefeito de Cuiabá, em duas eleições, escolheu dois militares como Vice-Prefeitos, sendo Coronel Estevão Torquato  e Coronel Meirelles, e com as renúncias de Dante de Oliveira, ambos governaram Cuiabá por dois anos, infelizmente eles não estão entre nós, para dizer o porque da escolha de dois militares para serem Vice-Prefeitos.

         A partir da eleição de Roberto França, começaram os problemas nas escolhas dos Vice-prefeitos, senão vejamos, para o primeiro mandato do França – período 1997 a 2000, o Vice-Prefeito eleito foi Roberto Nunes, que por decisão  própria, resolveu renunciar o mandato e continuar como Deputado Estadual. Já na reeleição o Vice-Prefeito eleito  foi Luiz Soares que ficou de 2001 a 2004. No dia da posse o Roberto França, este ficou na maior expectativa com a chegada do seu Vice no local da posse, pois já tinha tido uma decepção anteriormente.
    
Fato relevante foi que Roberto França, durante os  08 anos de mandato não afastou legalmente do cargo e não deu oportunidade para que o Vice ocupasse a sua cadeira, foi Prefeito por tempo integral, sem renúncia ou sem férias.  

    Mas, a maior decepção foi na eleição do Prefeito Mauro Mendes para o Mandato de 2013 a 2016 (ainda em vigência), tinha como Vice-Prefeito João Malheiros.  Este para ser Vice-Prefeito, disputou contra o Francisco Vuolo, que já havia sido escolhido por consenso, e depois foi derrotado nas entranhas do partido,  considerou traído e saiu do PR; depois o Malheiros disputou na Chapa com Mauro Mendes em uma dura eleição em 2 turnos,  lutou contra tudo e contra todos para ser o escolhido como Vice-Prefeito, e ao fim renunciou-se.  Diziam na época da posse, que o Malheiros praticou três decepções numa mesma eleição: rompeu com Francisco Vuolo, rompeu com o Mauro e por último rompeu com o povo cuiabano que votou na chapa onde ele foi eleito.
       
  Escolher um Vice-Prefeito, não é tão simples assim.  No mundo da política nada é confiável, o que se fala em pé não se sustenta sentado. Na vida dos seres que habitam o mundo político,  o pior inimigo, é um ex-amigo, porque ele conhece os seus pontos fortes e fracos, e tudo pode ser usado como arma contra “o agora” inimigo.
         
Esperto foi o Dante de Oliveira que escolheu dois militares para serem seus Vice-Prefeitos, talvez porque ele entendia que no mundo militar não existia desertores ou traidores. 
Wilson Fuá

por Wilson Fuá

É Especialista em Recursos Humanos e Relações Políticas e Sociais
wilsonfua@gmail.com
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet