Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

19/07/2016 - 08:31

A oportunidade do povo decidir

               A partir desta quarta-feira, dia 20, até 5 de agosto, os partidos políticos realizarão as convenções municipais, de onde sairão os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador que se submeterão à votação popular no dia 2 de outubro. Até agora os pré-candidatos têm realizado as negociações políticas para, a partir do dia 16 de agosto, realizar a campanha onde pedirão voto. Nos 45 dias que antecederão as eleições, toda a população será bombardeada por uma série de propostas daqueles que pretendem governar as cidades ou fazer parte da Câmara Municipal. Embora muitos não dêem importância, o prefeito e o vereador são pos políticos mais autênticos, pois exercem seus mandatos ao lado do povo e, com a força da representação, exercem influência sobre deputados, governador e até sobre o presidente da Republica.

               É durante a campanha eleitoral que o candidato, com o objetivo de conquistar o nosso voto, nos apresenta suas propostas de trabalho. Cabe ao eleitor consciente analisar o que cada um promete, verificando se são realmente metas importantes para a cidade e seu povo e, principalmente, se são coisas possíveis de se realizar. Também é fundamental conhecer o candidato, sua vida pessoal e comunitária, antes de decidir dar-lhe o voto. Com esses cuidados, é menos provável que o nosso escolhido venha nos decepcionar e levar a descrer da política, como tantos já fizeram. Temos de entender que, na estrutura existente, o único momento em que o eleitor pode decidir sobre o destino da sua cidade é quando escolhe a quem dar o seu voto. Se escolher o errado, outra oportunidade só virá quatro anos depois.

               Infelizmente, passamos por um momento difícil de nossa história política. A presidente da República sofre impeachment por cometimento de crime de responsabilidade, o governo e as empresas estatais estão abaladas pelos escândalos de corrupção, muitos parlamentares são  envolvidos, e a população sofre asconsequências dos desmandos, traduzidas no desemprego, maus serviços públicos, insegurança e outros problemas. E o povo, embora vá às ruas em protesto, mais não pode fazer.

               Nesse momento em que as instituições da sociedade – notadamente o Congresso, Justiça, Ministério Público e Polícia Federal – buscam medidas para resolver os problemas nacionais, a população e chamada para as eleições municipais. Seria interessante que o eleitor aproveitasse o único momento em que pode interferir no processo, para fazer boas escolhas, dando às suas cidades prefeitos e vereadores efetivamente comprometidos com a causa pública e com o interesse da população. Se, nós, os eleitores, tivemos competência para este ano escolher os melhores, teremos dado um grande passo para que o mesmo aconteça em 2018, quando seremos chamados a escolher presidente da República, governador do Estado, senador e deputados federais e estaduais. Parece difícil, mas o povo – se quiser – é capaz...
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet