Artigos / Wilson Fuá

28/03/2016 - 10:09

A lista da Odebrecht

                A Lista da Contabilidade, parte do material  apreendido em fevereiro com o então presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Barbosa Silva Júnior, no Rio, durante a fase Acarajé da Lava Jato, veio a público,  na terça (22), mostrou o lado sujo do mundo político  e como era abastecido o Caixa 2 das eleições,  e ficará a expectativa sobre a decisão  do juiz Sergio Moro além de decidiu colocar sob sigilo o inquérito e encaminhar todo o material ao STF solicitando autorização abrir processo individualizado sobre as autoridades relacionadas.

          Em entrevista o Sr. Emílio Odebrecht, pai de Marcelo Odebrecht, afirmou a Revista Época, que se o seu filho fosse preso, a justiça teria que reservar mais três celas: uma para ele (Emílio Odebrecht); outra para Lula e outra para a Dilma. Disse que iria provocar um estrago sem precedentes na história do país, pois nos arquivos da Odebrecht, está toda parte da história de financiamento de campanha política do país, em forma de caixa dois, por isso devemos aguardar a delação premiada do Empresário Marcelo Odebrecht, pois  povo quer saber para onde estava indo o dinheiro arrecadado através dos impostos que eles pagavam.

          O país, ficou estarrecido e abismado, com a forma debochada, com que a Odebrecht tratava as autoridades constituídas do Brasil. Eram  apelidos de desprezos, tal qual bandidos presos, onde a polícia relaciona  cada um, de acordo com a sua identificação no mundo do crime: Zé Bocão; Dito Mão Grande, Olho do Diabo; Pula Muro, Passa Mão em Tudo; etc.,  

          Vejam alguns apelidos, que se não fossem trágicos, até que seriam engraçados:

Jaques Wagner - O Passivo: Eduardo Cunha - O Carangueijo; Renan (Calheiros) - O Atleta;  José Sarney - O Escritor; Eduardo Paes - O Nervosinho; Humberto Costa - O Drácula; Lindbergh Farias - O Lindinho; Manuela D’Ávila - O Avião.     

         O meu amigo Paco, que odeia política e vive na sua inocência popular, me fez uma pergunta: será que o Presidente da Odebrecht não era o verdadeiro Presidente do Brasil?

           E vi, a tristeza na voz e nos olhos do meu amigo, e ele mesmo, me respondeu:

     -  pois,  veja que na lista da  Odebrecht, que alimentava a corrupção e era paga com dinheiro roubado, vemos a ganância sem fim,  da maioria  desonesta dos Políticos que inclui  23 partidos, num total de 316 políticos canalhas, travestidos de autoridades, onde o Marcelo Odebrecht  utilizava  das verbas desviadas,  para financiar as campanhas eleitorais em todo Brasil, ou mesmo como  forma de “cala-boca” ou até em forma de “lobismo” para  obter trânsito livre dentro dos Palácios e Casas de Leis.

          Tal verba, financiava as roubalheiras dos ministros, caciques da situação e oposição, governadores, senadores, deputados e prefeitos de capitais e vereadores.  O  mais triste, é que dentre os nomes dos “beneficiados” estão oito integrantes da comissão que analisa o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

                Quando for votar nas próximas eleições, lembre-se do samba:
 “se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão”.

           Não podemos julgar, por antecipação, pois todos aqueles que estão relacionados, terão o direito ao contraditório, e poderão até comprovar as suas inocências,  mas fica a expectativa por tudo que será encaminhado ao STF, pois a maioria que consta na lista, tem foro “privilegiado”,  e mesmo porque,  a operação Lava Jato não para por aí, e o que conhecemos se refere a uma pequena parte da “fatia” desviada com outros nomes: doação legal, caixa dois, ou propina, só ao fim da comprovação documental, é que o país terá a verdadeira “cara da roubalheira” e quais os valores efetivos que foram subtraído da pátria amada Brasil.
Wilson Fuá

por Wilson Fuá

É Especialista em Recursos Humanos e Relações Políticas e Sociais
wilsonfua@gmail.com
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet