Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

23/01/2016 - 08:21

O marketing político e a mentira

Surgidas para compatibilizar os produtos e sua apresentação com a necessidade e as aspirações do mercado, as teorias de marketing fazem sucesso, especialmente quando garantem a fluidez dos negócios e a satisfação da clientela. Mas precisam ser aplicadas com rigorosa cautela e ter seus pilares sobre a estrita verdade. Qualquer falsidade tende a desqualificar o produto e afugentar os consumidores. Aplicadas sem critério ao meio político, muitas dessas teorias conduziram ao fracasso que o país e todos nós hoje amargamos.

Além dos pretensos salvadores da pátria, fabricados para as campanhas eleitorais, o brasileiro foi bombardeado por afirmações político-governamentais irresponsáveis como as de que o país havia pago a divida externa e ainda emprestava dinheiro ao FMI, de que havíamos nos tornado autosuficientes em petróleo, de que crescíamos enquanto todo o mundo – especialmente as grandes economias – estavam em recessão, etc.

A mistificação foi tão grande e continuamente repetida com técnicas de marketing, que levou os inocentes e desinformados eleitores a, até as vésperas das eleições de 2014, dizerem orgulhosamente que “agora o pobre pode ter carro e viajar de avião”, sem saber que ainda no final daquele ano, o governo baixaria o cutelo para cortar parte de seus direitos trabalhistas e começaria a verdadeira derrama para o aumento de impostos.

O Brasil que, tempos atrás, na linguagem marketeira, estava pronto para entrar na OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), e colocaria seu presidente na condição de um sheik árabe, finalmente, mostrava a sua verdadeira cara.

A crise tornou-se explícita e mostrou, finalmente, à população, os males que a política populista e irresponsável trouxe à economia, números como a perda de 1,5 milhão de vagas no mercado de trabalho que, segundo os analistas, continua em baixa. As apurações dos malfeitos cometidos nas entranhas do governo, do parlamento e da maquina estatal mostram que o povo era, em parte, enganado com o emprego do dinheiro roubado dos cofres públicos que, além das campanhas políticas mistificadoras, também fizeram a riqueza (mesmo que espúria) das quadrilhas ligadas ao poder.

As notas de crédito e os indicadores econômicos do país mostram o risco de, perdermos, em curto espaço de tempo, o esforço de décadas que levou o Brasil até a condição de sexta economia do mundo. Enquanto governo e congresso purgam os pecados de seus próprios integrantes, o país sofre. Segmentos da sociedade saem do controle e rumam à intolerância e desordem. A sociedade precisa reagir mas parece não saber como. Vivemos grande dificuldade causada, em parte, pelo engodo do marketing político irresponsável e mentiroso...
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet