Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

11/01/2016 - 11:54

O elo entre Mensalão e Petrolão

               A oferta de Marcos Valério Fernandes de Souza, para fazer delação premiada na Operação Lava Jato, é o fato novo dos últimos dias e pode ter grandes repercussões. Por ter se recusado a contar o que sabia, Valério foi condenado a 37 anos de prisão no Mensalão, enquanto os políticos a quem serviu tiveram penas menores, já saíram da cadeia e até estão obtendo perdão judicial com base no indulto de fim-de-ano. Pivô do Mensalão, Valério poderá fornecer à Lava Jato preciosas informações que ligam personagens e fatos de um e outro esquema de corrupção. Os anos de cadeia devem ter-lhe demonstrado que seus parceiros de jornada não são tão merecedores de sua discrição quanto aos crimes cometidos. Difícil prever, no entanto, que benefícios poderá receber na pena já consolidada, ao colaborar com as novas apurações.

               A Lava Jato é um verdadeiro patrimônio da sociedade brasileira. A exemplo da Operação Mãos Limpas, da Itália – que investigou 6.059 pessoas, incluindo 872 empresários, 1.978 administradores locais e 438 parlamentares – já desvendou os malfeitos de executivos de estatais, empresários e políticos que praticaram a fraude em concorrências e licitações, fizeram maus negócios com o dinheiro público e dele retiraram propinas que tanto serviram para sustentar esquemas eleitorais e partidos políticos quanto promover o enriquecimento ilícitos daqueles que, um dia, por ocasião da posse, prometeram cumprir as leis e defender o interesse público.

               A italiana Mãos Limpas liquidou os principais partidos italianos e encerrou a carreira de grande numero de políticos, inclusive alguns de expressão nacional. Depois dela, a Itália não ficou totalmente livre de mazelas, mas pelo menos nao repetiu as mesmas. O Brasil da Lava Jato, aos poucos, tende a transformar-se num novo país. A grande operação já levou ao cárcere criminosos que jamais se imaginava, um dia, correrem o risco de pagar pelos seus malfeitos. Com certeza, o trabalho ainda tem muito a desvendar e vai fornecer os elementos básicos para o estabelecimento de um novo pacto social e político.

               Não podemos continuar convivendo com uma democracia onde os partidos e suas expressivas figuras são sustentados pela pilhagem do dinheiro público e pela fraude em certames. Para que a Operação Lava Jato e similares resultem coroadas de êxito, é preciso rechaçar todas as tentativas de enfraquecimento da Polícia Federal, do Ministério Público e da Receita Federal, seus executores. Essas instituições têm legislação própria, quadros bem formados e não podem ser, jamais, tolhidos em suas obrigações de ofício. Há que se eliminar a promiscuidade, o aparelhamento e a criminosa fraude. As concorrências devem existir para buscar a execução das obras pelo menor preço; jamais para ensejar a montagem de esquemas criminosos que sustentem agremiações, políticos e seus serviçais...              
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet