Artigos / Odair José

06/01/2016 - 21:45

Uma reflexão sobre a pedra

Já dizia o poeta que no caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho. Uma pedra é um corpo duro e sólido, da natureza das rochas. Uma pequena pedra derrubou um gigante. Uma grande pedra impedia que Lázaro saísse do túmulo. Jogaram pedras no rei Davi. Anjos removeram a pedra que estava na sepultura do Rei. Uma pedra foi feita de travesseiro. Houve uma chuva de pedra. Existe terra cujas pedras são ferro. Certa mulher lançou uma pedra e quebrou o crânio de Abimeleque. Deus disse que tiraria o coração de pedra. Jesus é a Pedra Angular e preciosa que os homens rejeitaram. Jesus disse que Deus poderia suscitar das pedras filhos de Abraão. E, qual pai, que se o filho pedir pão lhe dará uma pedra?
 
Um breve olhar sobre o significado da pedra na Bíblia nos dá uma grande oportunidade de aprender sobre verdades fundamentais. Quero, neste pequeno ensaio, falar um pouco sobre a pedra.
 
1. “Então, levantou-se Jacó pela manhã, de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por cabeceira, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela”. Gênesis 28. 18.
 
O patriarca Jacó estava em um lugar deserto e sozinho. Colocou uma das pedras daquele lugar como travesseiro e deitou-se sobre ela. Naquela noite teve uma visão de Deus. Uma escada era posta na terra e tocava os céus e anjos subiam e desciam por ela. Uma simples pedra em um lugar deserto. Quem sabe você está em um lugar deserto e solitário. Sem saber o que fazer. Uma simples pedra como travesseiro pode dar-te uma visão do céu. Não amaldiçoe a situação. Quantas pessoas têm travesseiros macios e confortáveis, mas não tem a visão de Deus? Aprenda a entender o que Deus quer para a sua vida. Jacó estava fugindo de seu irmão e buscava uma ajuda de Deus. O Senhor o levou para estar a sós com Ele porque queria lhe revelar seus planos na vida do patriarca. Quando Jacó levanta-se na manhã seguinte ele pega essa pedra e faz dela um altar ao Senhor. Onde você tem recostado sua cabeça? Cristo é a Pedra viva. Descanse nele os seus pensamentos e você será vitorioso. Lance sobre Ele as suas ansiedades e temores e Cristo, a Pedra Viva, vai dar-te visão dos céus. Anjos estarão subindo e descendo ao seu redor. Creia no poder do Senhor.
 
2. “E Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; e a pedra se lhe cravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra”. I Samuel 17.49.
 
Quantas vezes os gigantes se levantam em nossas vidas? Parecem grandes demais para vencermos. Ameaçadores. Falam blasfêmias. Insultam-nos o tempo todo. Onde está a nossa fé nesses momentos? O jovem pastor Davi foi até o ribeiro, escolheu para si cinco pedras e caminhou ao encontro do gigante. Será que ele acreditava que poderia vencer um guerreiro daqueles com apenas cinco pedrinhas? Davi tinha confiança que o Senhor é quem pelejava por ele. Sabia Davi que o Senhor usaria uma pequena pedra para mostrar o tamanho do seu poder. Davi confiou em Deus. Devemos fazer o mesmo. O que podemos é colocar toda nossa confiança em Deus e Ele vai usar as pequenas pedras que temos para derrubar os gigantes que nos afrontam. Quando temos um coração entregue a Deus Ele nos capacita a enfrentar as dificuldades olhando para a vitória. Pelos olhos da fé Davi já contemplava Golias no solo quando caminhou para a batalha. Ele sabia que o Senhor dos Exércitos estava com ele e que conduziria a pedra que ele lançaria. O grande perigo em nossas vidas é confiarmos em nós mesmos e nas nossas capacidades. Se assim o fizermos, seremos derrotados. Mas, quando colocamos a nossa confiança em Deus temos a certeza da vitória. Deus conduz as nossas pequenas pedras direto na testa dos gigantes. Creia somente no Senhor. Ele peleja por nós.
 
3. “Disse Jesus: Tirai a pedra... Tiraram, pois a pedra... E, tendo dito isso, clamou com grande voz: Lázaro, vem para fora”. João 11. 39-43.
 
Há momentos na nossa vida que somos desafiados. A fé vai ao limite. Parece não haver mais solução. Tudo parece ter chegado ao fim. Lázaro está morto e sepultado. O corpo já está em decomposição. Há Senhor, se Tu estivesses aqui tudo poderia ser diferente. Então, nessa hora Jesus diz: tire a pedra. Sim, há pedras que impedem o milagre acontecer em nossas vidas. Pedras como a dúvida, a incerteza e a incredulidade. Mas, Jesus pede para tirarmos a pedra que atrapalha o milagre acontecer em nossas vidas. Tem pedras que não é Deus que vai tirar. Tem que ser eu mesmo. Tem que ser você. O que Jesus quer que entendamos é que o milagre só vai acontecer se acreditarmos. Temos que crer que Ele é capaz de realizar coisas impossíveis. Onde termina os meus recursos é onde Deus gosta de agir. É incrível isso! Ele nos conclama a acreditar no seu grande amor para conosco. Deus quer que entendemos que somos dependentes de sua graça. E, Ele é um Deus de amor, misericordioso e está sempre pronto a nos ajudar. Quem sabe você está nesta situação neste momento. Tudo parece ter chegado ao fim e não tem mais solução. Saiba que Jesus quer que você creia no milagre. Ele ordena que tire a pedra da incredulidade e o milagre vai acontecer.
 
Em todos esses acontecimentos a pedra está envolvida. Ela é um material sólido que parece não ter vida própria. Mas, em todos eles ela tem um significado muito profundo na vida de seus personagens. Imagina o que seria de Jacó se não tivesse deitado naquela noite sob a luz das estrelas com uma pedra como travesseiro? Ele jamais teria visto a presença de Deus e anjos descendo e subindo pela escada. Imagine se Davi não pega aquelas pedras no ribeiro. Se ele fosse até o gigante com espada e escudo seria apenas mais uma batalha dentre as tantas que já aconteceram. Aquela pedra fez a diferença naquela batalha. Agora imagina se Marta e Maria não tirassem a pedra que estava sobre o túmulo de Lázaro? Ele não teria sido ressuscitado pelo Senhor.
 
Que o Senhor nos ajude a confiar no seu poder. Que possamos compreender o seu propósito mesmo quando estivermos deitados sobre um travesseiro de pedra. Que possamos confiar que Ele, e somente Ele, vai conduzir minha pequena pedra bem na testa do gigante que me afronta. Que possamos crer que é necessário tirar as pedras que impedem a chegada do meu milagre. Que o Senhor nos ajude e nos abençoe.
Odair José

por Odair José

Poeta e Escritor Cacerense, professor de História, especialista em Gestão Ambiental e Técnico Administrativo daUnemat.
+ artigos

Comentários

inserir comentário
14 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Valdeci Vieira de Oliveira, em 16.11.2022 às 16:35

    Parabéns pela bela reflexão! Estava algo como base pra escrever sobre pedra e me deparei com seu texto, vai me ajudar bastante. que Deus abençoe ricamente você.

  • por Jailson medina, em 13.08.2022 às 01:55

    Parabéns que Deus continue te dando mais sabedoria sobre as escritura. Porque elas nos santificar cada dia mais. Joao capitolo 17 versiculo 17.

  • por Fabrícia, em 07.06.2022 às 11:46

    Deus continue te usando poderosamente. Obrigada por aumentar minha esperança no meu Deus ????

  • por Maria Aparecida Medeiros de Souza Almeida, em 11.05.2022 às 13:53

    Excelente artigo! Estava pesquisando para escrever sobre pedras e me deparei com esse texto. Parabéns!

  • por Sonia Maria Santos Euzebio, em 15.03.2022 às 20:27

    Que belíssima reflexão Deus abençoe ????

  • por Edson da Silva e Souza, em 10.07.2021 às 13:49

    Que minhas forças sejam aumentadas para remover as pedras das enfermidades. Me ajude senhor....

  • por Marcio Amorim, em 13.05.2021 às 00:42

    A pedra deve ser retirada do caminho quando obstaculo e tranfigurada em pose de adoraçao e degrau de inicio pilar do sustento do crer

  • por Walisson, em 27.03.2021 às 04:19

    Excelente! Lindas colocações, e enxerguei minhas passadas e já receberei as próximas com outros pensamentos... cada com um propósito!

  • por Edson dos Santos Silva, em 24.01.2021 às 07:11

    Muito edificante. Esta procurando algo sobre pedras para preparar um esboco e acabei aqui, e Deus falou comigo nestas palavras.Amem!

  • por marcelo., em 18.01.2021 às 10:35

    Parabéns amado de Jesus, estou estudando sobre as pedras , e seu estudo me ajudou bastante. Que DEUS te abençoe, Marcelo de Itajaí. sc.

Mais comentários
 
Sitevip Internet