Artigos / Wilson Fuá

28/11/2015 - 08:31

Centenário do Dr. Zelito

          Dia 15 de novembro de 2015, comemorou-se o centenário do Dr. JOSÉ MONTEIRO DE FIGUEIREDO, nascido em Nossa Senhora do Livramento - MT se destacou, pois soube como maestria, exercer a profissão de Médico, Clínico e Cirurgião, sendo o primeiro cirurgião a morar em Cuiabá, (em março de 1940), atuando em todas as áreas da medicina.

           Foi Presidente da Santa Casa de Misericórdia  de  1955 a  1985  (Trinta anos), instalando os  seguintes serviços, entre outros : Pediatria; Ortopedia; Radiologia; Patologia  e  Análises  Clínicas e  Oncologia.

        Era adorado pelas famílias cuiabanas, pois visitava os pacientes de casa em casa, e nunca falhava a qualquer chamada, ágil e prestativo, em pouco tempo chegava em sua Motocicleta e sua maleta preta, sendo recebido com alegria e respeito  pela  matriarca da família, Dr. Zelito, sempre dizia:

-  o que há por aqui? 
- o que está acontecendo?

          Certa vez, ali pelos lados da Av. Coronel Escolástico, estava acontecendo um parto complicado, e chamaram o Dr. Zelito que estava em um casamento,  ao chegar foi logo dizendo: “acabei de enforcar um e agora estou aqui para fazer o nascimento de outro”, e assim, nasceu Adail Soares, entre tantas outras crianças que vieram ao mundo através das mãos daquele médico dedicado e extremamente profissional.

    A fé na pessoa do Dr. Zelito se espalhava pelos bairros de Cuiabá, e era tão forte, que as pessoas ao recebê-lo, diziam  assim:  “só de ouvir a voz do senhor que é  querido pelas famílias, o doente já melhora”. Mas ele costumava dizer:  “ sou apenas um médico, mas não sou Deus, vamos ver o que podemos fazer”.

        Sempre disposto e  sem distinção  visitava os doentes, e os ouvia com a máxima atenção, era como quem tivesse o poder de invadir as almas dos doentes, pois naquele tempo não havia nenhum equipamento  e nem  laboratórios disponíveis, por isso, ele se valia da entrevista, para descobrir a origem da doença. Após medicar o doente e ouvir as suas queixas, promovia as duras recomendações a serem seguidas, dizendo com humildade que:  “a sua melhora não dependerá só da minha presença, por isso,  terá que seguir as minhas recomendações, só assim você terá a tua cura”.

           Antes de sair, se reunia com a família na sala da casa, com o propósito de tranqüilizar os familiares, estreitando os laços de amizade, que o levava a ouvir confidências sobre outros assuntos, que com toda delicadeza opinava,  figurando com um paizão de todos.

        Em 1947, concorreu a uma vaga de vereador, pela sigla do P.S.D. (Partido Social Democrata), tendo sido o mais votado, na ocasião, e, em consequência, foi escolhido para Presidente  da Câmara Municipal de Cuiabá e em continuidade a sua trajetória política, em 1950 candidatou-se a vaga à Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, pelo P.S.D., sendo eleito,  exerceu também a Presidência da Comissão de Saúde e de Limites.
       
  Diante da sua grandiosa obra social, com o desenvolvimento dos atendimentos e atenção a comunidades pobres de Cuiabá, Dr. Zelito teria que entrar pelo mundo da política, pois apesar de tudo que fazia, sentia que ainda era pouco.

         Assim nasceu o Político Dr. Zelito, que além de Vereador e Deputado, em 1971 exerceu o cargo de Vice-Governador do Estado de Mato Grosso, no governo de José Fontanillas Fragelli, e foi único que defendeu a divisão do Estado, demonstrando ter uma visão futurística, pois acreditava que dividido, a parte norte desenvolveria muito mais, e foi o que aconteceu.

      Dentre as múltiplas funções que exerceu em nome da sociedade Mato-grossense, Dr. JOSÉ MONTEIRO DE FIGUEIREDO, foi presidente regional dos Partidos ARENA E PDS, além de ter sido Presidente do Mixto Esporte Clube e Presidente da Federação Mato-grossense de Futebol, um dos principais responsáveis pela construção do Estádio Presidente Dutra e do Verdão.

               Ainda na luta pela organização da sua categoria profissional foi  Sócio Fundador e Presidente (2 períodos) da Associação Médica de Mato Grosso, Fundador e Secretário do Conselho Regional de Medicina, Presidente do  Projeto Rondon em Mato Grosso entre tantas outras atividades desempenhadas.

        No centenário do nascimento do Dr. JOSÉ MONTEIRO DE FIGUEIREDO, é necessário reverenciar a história desse homem honrado e admirado por todos que o conheceram. Era um ser humano incomum, e insaciável para ajudar o próximo, sempre insatisfeito apesar de tudo que fazia.

      Esse amor pela medicina e pelo próximo o tornou um daqueles seres que entendem o verdadeiro sentido da palavra humanidade, levando por todos os lugares o lema de ajudar as pessoas.

      Por isso, Dr. Zelito estava sempre a correr atrás de novos objetivos e novos desafios diante das necessidades coletivas.  Para ele nada de fato acontecia completamente, e por ser uma pessoa especial, tudo que fazia passava imediatamente para o plano espiritual, e por esse entendimento, as pessoas que o conheceram entenderam que a sua visão social tinha dimensão dos olhos da alma do povo, e por isso, reconhecidamente recebeu inúmeros Títulos e Condecorações pelas suas grandes obras sociais.
Wilson Fuá

por Wilson Fuá

É Especialista em Recursos Humanos e Relações Políticas e Sociais
wilsonfua@gmail.com
+ artigos

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Mário Figueiredo, em 28.11.2015 às 11:12

    Como parente e afilhado com orgulho que leio e agradeço as suas palavras realmente ele foi um grande homem e um político que nos nossos tempos não existem mais!!

 
Sitevip Internet