Artigos / Wilson Fuá

05/11/2015 - 11:39

Esmola demais também prejudica

Quando o governo cria bolsas e mais bolsas em forma de esmola definitiva, ao invés de ajudar,  na verdade está criando monstros para a sociedade, pois quando não são ajudadas, os filhos produtos dessas esmolas,  promovem agressões a toda população em forma de assaltos; em forma de grupos criminosos organizados; ou grupos organizados (sem terras ou sem tetos) que promovem invasões em  propriedades privadas e prejudica a população trabalhadora quando  interrompendo as rodovias, protestando protestos em lugar errado e prejudicando aqueles que não são responsáveis pela suas situações momentâneas.          
 
Não se acaba com a pobreza dando somente esmolas, por isso devemos analisar, antes de ajudar, pois milhões de pessoas serão prejudicadas pelo sistema populista de governar, por ingenuidade, demagogia ou  excesso de amor. 
 
Esmola demais também prejudica muitas vidas e cria pessoas  limitadas, sem noção do que  é certo ou errado, pessoas sem objetivos definidos no poder evolutivo de sentir prazer ao receber pelo seu trabalho.
 
Cada um deve fazer o que a sua consciência achar melhor para ajudar os outros. Quando o seu coração assumir as suas decisões e disser que você deve ajudar, pense e analise nos limites, e não interfira nos sofrimentos evolutivos das pessoas. 
 
Ajudar e ter compaixão do próximo, é muito mais do que dar esmola ou resolver todos os problemas das pessoas, porque se assim o fizer, estará tirando o maior sentimento de um ser, que é o prazer da conquista.
 
Quando propomos a apenas dar esmolas, sem responsabilizar as pessoas para sua própria sobrevivência, sem querer, estamos  interferindo em sua vida, no seu livre arbítrio e acabamos assumindo responsabilidades pela dependência dessas pessoas e comprometendo com a responsabilidade que  não era nossa ou da nação.
 
Até os pássaros que vivem em gaiolas de ouro, recebendo rações sem conquistá-la, ao receber a liberdade para buscar seus próprios alimentos, morrem de fome.
 
Toda ajuda deve ser limitada em quantidade,  prazo determinado e resultado evolutivo de capacitação para autossustentação. Só assim estaremos criando um mundo melhor e minimizando o sofrimento das pessoas que não possam lutar pelos seus próprios sustentos.
 
Dar esmolas sem responsabilidade, transforma em  ações substitutivas que na verdade tira o poder de conquista daqueles devem sobreviver através do trabalho edificante.
Wilson Fuá

por Wilson Fuá

É Especialista em Recursos Humanos e Relações Políticas e Sociais
wilsonfua@gmail.com
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet