Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

05/11/2015 - 09:23

As funções do Congresso Nacional

               As forças no Congresso Nacional empenham-se, demagogicamente, para convocar ou evitar a convocação (para depor) do filho de Lula, do próprio ex-presidente e de outros figurões políticos e seus parentes ou aliados. Os deputados e senadores, homens e mulheres regiamente pagos com o dinheiro do povo, não deveriam perder o precioso tempo do país e da opinião pública com aquilo que todos sabem que, após o glamour da mídia, vira pizza. Devem deixar essas questões com a policia, o Ministério Público e a Justiça, que já cuidam e têm condições e competência para resolvê-las. Em vez de os oposicionistas fustigarem para agravar a situação do líder petista e os situacionistas mobilizarem forças para protegê-lo, todos deveriam se debruçar sobre os graves problemas que determinam a crise econômica e a recessão do país. O Congresso, afinal de contas, não é delegacia de polícia e nem fórum. Em vez de escandalosas e improdutivas CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), os srs. congressistas deveriam trabalhar pelo bem-estar do povo. Quanto aos malfeitos, esperar apenas para decidir quando os fatos apurados pelas instâncias competentes envolverem detentores de mandatos que, comprovada a autoria, são passiveis de cassação.

               Se membros do governo, do parlamento, dos partidos ou de qualquer instituição cometeram ilícitos, as institições policiais e judiciárias são capazes de apurar, processar e encarcerar os malfeitores, como já ficou provado no Mensalão e comprovado agora na Operação Lava-Jato e suas derivadas. Toda vez que o Congresso se põe em apurar em paralelo, apenas tumultua e nada produz como, ainda recentemente,se verificou na CPI da Petrobras. Mais fácil seria o Legislativo, na devida hora, cumprir sua missão – cassando ou não – o mandato dos agentes públicos envolvidos, sem aliviar nem superdimensionar o problema de cada um.

               Para a população, mais importante do que correr atrás dos propineiros de fora ou de dentro do governo, é a solução da crise e o estabelecimento da normalidade nacional. Os roubos – que por muito tempo passaram impunes – hoje estão em apuração pelas instâncias devidas. O governo deveria se esforçar para efetivamente governar e os parlamentares se preocuparem com a vida nacional num espectro mais amplo do que a rasteira troca de acusações e o preferencialismo entre grupos políticos ou ideológicos. Se Lula, Dilma, seus filhos, parentes amigos, correligionários ou quem que seja cometeram ilícitos, têm de ser chamados à responsabilidade e arcar com as conseqüências. Ao Congresso só cabe, a rigor, quando os processos ganharem conclusão, verificar se existem entre os envolvidos detentores de mandatos para cassar por falta de decoro ou improbidade. As outras coisas que os nobres deputados e senadores têm cuidado são atribuições de polícia e justiça e eles nada podem fazer para solucionar.  
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet