Artigos / Orlandir Cavalcante

07/10/2015 - 08:15

O Presente de aniversário de Pedro Taques para Cáceres: Uma escola a menos

Amigos e Amigas, como vocês viram não postei nada em homenageando nossa querida cidade. Na verdade uma pergunta que me angustia desde que pisei nesta terra no dia 17 de agosto de 1994 -  Até quando, em Cáceres, o descaso será a marca por parte de nossas autoridades? Todos cantam Cáceres em versos e prosa, mas soa como uma falsidade. Somos governados por uma elite com a bunda em Cáceres e a cabeça em Cuiabá. As elites da botina, cuiabania e agora a da bala sabem que a  elite política e econômica de Cáceres é ávida por cargos. Basta a cada legislatura levar uma legião  de assessores e apadrinhados para Cuiabá que terão voto garantidos, mesmo não fazendo nada por Cáceres.

A educação publica é o caminho para reverter este descalabro histórico que nossa cidade vive. O Estado de Mato Grosso em matéria de Educação básica deve muito ao povo de Cáceres!

Pedro Taques que se apresenta como o novo e seu secretario Perminio Pinto, não atenderam até o momento nenhuma demanda de nossa cidade para a educação.

Prova disso foi quando os dois visitaram nossa cidade no mês de abril deste ano o SINTEP de Cáceres  entregou em suas mãos uma série de demandas das escolas de Cáceres. Um mês depois o governo divulga uma Agenda chamada de TRANSFORMAMT e na parte da educação NENHUMA AÇÃO PARA AS ESCOLAS DE Cáceres! Literalmente Cáceres ficou a ver chalana “sumindo na curva do rio”.

Cáceres tem uma das piores estruturas físicas de escolas estaduais do Estado. Só para ilustrar cito aqui o caso do  Ceja Prof. Miltom Marques Curvo, que  espera a décadas uma sede digna. A EE União e Força que esta alojada em um prédio que não garante as condições mínimas de salubridade e aprendizagem. A região do Aeroporto Novo que em virtude da expansão urbana já demanda a construção de uma nova escola naquela região, pois a distancia obriga o deslocamento de alunos que, em virtude do descaso do governo municipal na conservação, sinalização e iluminação daquela via de acesso tem inclusive ceifado vidas.

Na zona urbana de Cáceres a ultima escola feita pelo Estado de Mato Grosso foi a EE Natalino Ferreira Mendes a qual não considero como nova, pois foi o desmembramento  da EE Onze de Março! Ou seja a ultima obra do Estado de Mato Grosso em Cáceres tem mais de quarenta anos!
Mas o golpe fatal do descaso o governo Taques deixou através da CI 11275/CME, datada de 02 de outubro de 2015, a qual transcrevo aqui.

Prezada coordenadora,

Encaminho á Vossa Senhoria a relação dos nomes das escolas estaduais que serão encerradas para o inicio do ano letivo de 2016, a saber:
CEJA Vera Pereira do Nascimento e EE Gal. Jose Machado Neves da Costa  – Cuiabá
EE Francisco Araujo Barreto e EE Santo Antonio – Jaciara
EE Criança Cidadã – Cáceres.

Assina o documento Vitorio Sales da Cruz, coordenador de micro-planejamento da Estrutura Escolar.
Pois bem, o governo Taques vai fechar uma escola em Cáceres! A  EE Criança Cidadã ou como muitos a chamam, O CAIC, localizada no bairro Cidade Nova.

Segundo a Secretária da escola, Graciane Moura É muito triste ver o fechamento de uma escola, se faz um inventário dos moveis os distribui, os servidores ficam no aguardo sem saber como será o próximo ano letivo, os alunos tristes porque acabaram a sua escola. Imagine a tristeza, a indignação que causa em todos. Ninguém perguntou a um aluno, a um professor a um técnico sobre o assunto , tudo aconteceu silenciosamente, na calada da noite. A escola é composta por pessoas que pensam, falam, tem sentimento . Quero aqui externa a minha tristeza, a minha dor e meu repúdio à atos como esses que acabam com a vida, expressão divina no humano, que deve ser cuidada, respeitada e amada.

Pois bem este foi o presente de aniversario do Governador Pedro Taques e do Secretario Perminio para Cáceres.

O Sintep de Caceres estará vigilante, pois este governo tem que saber que Direito a Gente quer por Inteiro!
Orlandir Cavalcante

por Orlandir Cavalcante

é professor em Cáceres.
+ artigos

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Lazaro de Freitas Cavalcante (sadia II), em 13.10.2015 às 23:25

    ...ações desta forma só se compete a governantes da extrema direita e abrigados no psdb e outrs do mesmo nivel...valeu a observação camarada Orlandir!

  • por idezia, em 11.10.2015 às 21:58

    Parabéns pelo artigo professor...

  • por Regis, em 09.10.2015 às 22:27

    Para quem se elegeu afirmando que sua gestão teria "mania de educação"... Imaginem se ele não "gostasse" de educação...

  • por Alcilene, em 07.10.2015 às 17:15

    Indignada, meu Deus em vez de fazer mais escolas tá fechando?. Absurdo as crianças estudam nessa escola. Precisamos fazer um baixa assinado para não fechar.

  • por Mireni Costa, em 07.10.2015 às 14:25

    O texto do Prof. Orlandir expressa aquilo que muitas/os gostariam de dizer. Cáceres é conhecida (só por nós que aqui moramos), como a "Princesinha do Paraguai", mas está mais para "Princesa Fiona", o descaso impera, e o povo passivamente aceita que assim seja. O Governador numa atitude extremamente autoritária fecha uma escola no município e fica por isso mesmo, poucas são as minifestações de desagrado. Então é isso. Se aceitamos uma administração local pífia, meia boca, que nada ou quase nada faz, como vamos ter coragem na cara para cobrar do Governo do Estado ou da Presidenta da República. Sejamos todos felizes... assim... na sujeira e no descaso nosso de cada dia (moro no centro da cidade e há mais de um ano a prefeitura não faz a limpeza da minha rua, isso porque eu pago religiosamente a limpeza urbana, imaginem os bairros em que situação devem estar).

  • por filantrópico, em 07.10.2015 às 10:22

    Orlandir o descaso não esta só nas escolas da zona urbana do municipio de Caceres com a educação, em relação a zona rural é pior ainda falta os professores depara com vários obstaculos tais como: transporte escolar sucateado, falta de carteira, de material pedagogico, violência na escola ameaçando aluno e professores, diretor (a) da escola que acha que é dono escola trata os professores como se fosse seu peão da sua chacara ainda diretora interino que não sabe o que é gestão se for fala das mazelas vamos longe....

 
Sitevip Internet