Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

15/09/2015 - 13:32

O povo, a crise e a urgência

O governo se esforça por cortar despesas, seus derradeiros apoiadores (os movimentos sociais) avisam que protestarão se sofrerem cortes em áreas ditas “sociais”, o funcionalismo poderá restar com reajuste zero num momento em que diferentes categorias já fazem greves por reajustes diversos. De outro lado, a economia sofre com a recessão e se contamina com os desarranjos políticos. O país vive, sem dúvida, uma amarga encruzilhada que coloca a perder conquistas sociais e econômicas consolidadas durante décadas de esforços e trabalho de todos os brasileiros. A presidente Dilma Rousseff perde, seguidamente, a base aliada, os apoios tradicionais ao PT e é abandonada até por parte do seu partido, que entende ter chegado ao ponto de exaustão.
          
Nas últimas semanas, vem ganhando robustez a luta pelo impeachment. Por um lado, seus aliados dizem não haver motivos para um processo dessa natureza, mas de outro há pendências que podem conduzir à declaração do cometimento de improbidade administrativa e, finalmente, estará consumada a motivação. Além de jurídica, a questão e política.

          A nuance perversa desse quadro é o colapso que se desenha na vida nacional, de milhões de cidadãos que só querem trabalhar e viver e vêem cada dia mais escassas as oportunidades de poder fazê-lo. A maioria silenciosa da população está tensa à espera de uma solução para o seu dia-a-dia. Pouco se importa se Dilma sai ou se Dilma fica no governo. O importante é que haja governo e este exerça o seu papel.
          
A população que até agora não se manifestou é infinitamente maior do que a classe política que negocia posições, os ditos movimentos sociais que lutam por benesses e os ativistas que – pagos ou não – têm ido às ruas. Essa verdadeira representação do povo está apreensiva e à espera de um desfecho. As forças representativas da sociedade têm o dever de respeitar a grande coletividade que sabe apenas trabalhar e não participa da ação política. Não pode esperar que, por desespero, ela saia às ruas, pois o resultado disso é imprevisível.

          A presidente Dilma precisa ter a grandeza de, se constatar ingovernabilidade, renunciar. As forças políticas, empresariais e sociais do país devem à sociedade o seu trabalho pelo restabelecimento nacional. Independente de qual seja, o Brasil carece de solução urgente, urgentíssima.
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet