Artigos / Wilson Fuá

08/09/2015 - 11:00

A capacidade de assumir

Existem pessoas carentes de tudo, e que ficam à procura de conselheiros ou de gurus para projetar a sua vida. Por outro lado existe pessoa que estão sempre dispostas a ajudar e a encaminhar, por entender que ao fazer o bem só nos causa o bem, mesmo que ao fim das contas, o resultado vir com algumas decepções ou talvez com pequenos gestos de reconhecimento.

As pessoas estão vivendo do imediatismo, vivendo de resultados aventureiros e esperando ajuda celestial, simplificando a sua existência ao momento vivido e fazem com que o passado resuma em pouca importância no minuto seguinte, ou seja, todo o relacionamento inter-pessoal, a ajuda recebida não é evolutiva para aqueles que só sabem pedir.

Na ânsia em ajudá-las, retiramos delas a melhor coisa que existe no crescimento pessoal, que é vencer pelos próprios esforços.

A contemporaneidade é composta de materialismo que nos impõem a obedecer às referências explícitas e os interesses subjetivos, o poder do consumismo de forma impositiva não são valores enfatizados com tempos que ficou para trás, vivemos a assumir uma postura comum a tudo, com ações ordinárias, nos condicionando a pensamentos simplistas, previsíveis e mecânicos, e que passam a se transformar em grandes obstáculos.

Os riscos dos nossos atos são de nossa exclusividade e não devemos culpar aos outros se alguma coisa em forma de realização der errado.

Ninguém quer assumir as suas próprias responsabilidades e por isso vemos pessoas totalmente dependentes de mãos amigas que possam oferecer-lhes ajudas incessantes, pois a vida para essas pessoas se resume em momentos, aos quais pela opção de viver no comodismo, só interessa pelos momentos específicos e as outras etapas são substituídas rapidamente por conquistas transitórias.

Vivemos num mundo muito competitivo, por isso devemos especializar-nos naquilo que propomos a fazer e acima de tudo saber decidir, não devemos retardar as nossas decisões a procura de justificativas inúteis. A maioria das pessoas está dosando demais os seus desafios e ao fazer isso, limitam a capacidade de assumir a maior força que a vida nos dá, que é a superação.
Wilson Fuá

por Wilson Fuá

É Especialista em Recursos Humanos e Relações Políticas e Sociais
wilsonfua@gmail.com
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet