Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

25/08/2015 - 10:24

A Nação, objetivo maior

Há 61 anos – na manhã de 24 de agosto de 1954 – o presidente Getúlio Vargas se suicidava, colocando fim a uma grave crise política que exigia sua renúncia e o colocava sob risco de golpe militar, solução comum desde o começo da república até o chamado Golpe de 64, que duraria 25 anos. O país, saído da ditadura do próprio Vargas, que durou de 1930 a 45, com raros momentos de afrouxamento, mergulhava outra vez na incerteza com a proliferação de tentativas golpistas, o fortalecimento do populismo e outros problemas que acabaram por liquidar a democracia implantada com a Constituição de 46.

Era uma época em que nossos vizinhos sulamericanos também vivam aos trancos políticos e o mundo do pós-guerra vivenciava a Guerra Fria. Cidadãos eram perseguidos por sua simples ideologia.

            A situação de hoje é diferente. Temos um governo na mais funda impopularidade, a classe política também impopular, a constatação de corrupção nos altos escalões, a crise colapsando a economia e a democracia ainda resistente. O povo, insatisfeito, vai às ruas pedindo mudanças e, pelo menos aparentemente, os quartéis se mantêm neutros. Apesar do panorama internacional diferente dos tempos de Getulio e dos anos posteriores à sua morte, temos vizinhos com problemas, principalmente Venezuela e Colômbia. A Argentina continua impactada pela crise econômica.

            O Brasil de hoje é mais resistente que o de outrora. Mas precisa rapidez no encaminhamento das crises. Não somos mais aquele país agropastoril, dependente na maior parte, das condições climáticas.

Nossa economia industrializada e de competição global não pode ficar indefinidamente esperando para saber o que os políticos ou a justiça farão com a presidente e seu governo. Independente do que venha a acontecer a Dilma Rousseff, a Lula, ao PT e a outros políticos e agremiações, o Brasil precisa continuar trabalhando, produzindo e dando oportunidade de sustento ao seu trabalhador.

            As instituições nacionais têm o dever cívico de buscar, com urgência, saídas para os impasses e a crise. Os homens são passageiros. O importante é a Nação entendida como agrupamento de todos os cidadãos.

Estes não podem sofrer por conta dos erros e malfeitos cometidos por governantes ou privilegiados.
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por claudinho das virtudes, em 06.03.2020 às 20:36

    vai racha uma lenha, q tanta enrolação

 
Sitevip Internet