Artigos / Airton Reis

21/10/2014 - 07:39

Poeta: Dia e noite...

       Lá vem o Sol da Liberdade em raios nem tão fúlgidos assim. Lá vem o raiar da humanidade cultivada além de um jardim. Lá vem o alvorecer com aroma de jasmim. Lá vem o Universo interligado pela mesma Luz. Lá vem a face sorridente do Nosso Senhor Bom Jesus. Dias e noites cronometrados pelo mesmo tempo. Pensamento irmanado além de uma alforria. Lá vem o poeta. Lá vem a poesia. Lá vem o poente em mais de um luar. Firmamento estelar. Hora do verso configurado pelo verbo expressar. Minuto da escuridão temporária. Segundo da palavra além de uma ocasião mais do que imaginária.
 
       Imensidão mais do que celestial. Vazão incontida além dos meandros abandonados do Pantanal. Cerrado em floração interrompida pela chama anual. Floresta Tropical abatida pelo capital. Seres imersos numa mesma degradação ambiental. Seres banidos do espaço natural. Paisagem alterada. Primavera sem floração. Seres nos rastros da nefasta extinção. Dia do poeta. Noite da poesia. Dia do verso aquém de qualquer Academia. Sintonia pela harmonia. Igualdade pela inclusão. Fraternidade além dos bocados do mesmo pão. Realidade permeada de ficção. Vontade constatada em ação. Cidade, Estado, Pátria, País e Nação. Mundo nem sempre irmão.
 
       Quem fica e quem vai embora? Quem sabe a hora e quem faz acontecer? Quem gosta de ler? Quem faz da rima livre uma cadência continuada? Quem ouve o silêncio da madrugada? Quem permanece com a boca escancarada? Quem tremula uma bandeira esverdeada? Quem vive para pacificar? Quem sabe o que é amar? Quem ouve estrelas de mais de uma constelação? Quem segue a voz que vem do coração? Será o poeta em invento inacabado? Será o poeta censurado? Será o poeta reconhecido? Será o poeta que ainda vai nascer? Será ser poeta uma vocação? Será ser poeta uma utopia? Será ser poeta a face de uma noite anunciando um novo dia?
 
       Neste dia e nesta noite, o poeta saúda e é saudado. Neste dia e nesta noite, o poeta é homenageado. Neste dia e nesta noite, o poeta é verso publicado. Neste dia e nesta noite, o poeta é página mais do que virtual. Neste dia e nesta noite, o poeta é ponto sem final... Ser real? É precisão! Ser poeta? Vai além de uma partitura executada pela perfeição! Ser poesia? Vai além de uma página nem sempre desfolhada pela mesma mão. Sou poeta dia e noite. Sou poeta noite e dia. Em mim, a poesia. Em mim, a letra que se faz frase e oração. Em mim, o verso cadenciado pela emoção. Feliz Dia do Poeta! Airton Reis em nome da Associação Internacional de Poetas – Mato Grosso.
Airton Reis

por Airton Reis

É poeta em Mato Grosso
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet