Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

18/08/2015 - 11:04

O recado das ruas

           O povo, mais uma vez, foi às ruas em protesto. Embora não tenha sido a manifestação mais numerosa, parece ter sido a de maior foco. Pede-se claramente o afastamento da presidente Dilma Roussef e do PT e desclassifica o ex-presidente Lula, tido até recentemente como o coringa do partido. É importante que as forças hoje capazes de influir no futuro do país prestem bem atenção naquilo que dizem as ruas e invistam seu empenho naquilo que a população deseja e, principalmente, nas coisas que possam tirar o Brasil da crise econômica e da recessão.

            É preciso, nesse momento crítico da nacionalidade, muito discenimento para poder colocar o país acima de partido, de ideologia e até de preferência pessoal ou de grupos. Os pilares da sociedade ainda não contaminados pelo crise têm a importante tarefa de garantir a regularidade das instituições e,com isso, devolver à população o horizonte perdido. Aqueles que delinqüiram, não importa a posição que ocupem ou ocuparam, têm de ser tratados como delinqüentes e sofrerem asconsequências do comportamento inadequado que tiveram (nem mais nem menos). Há que se prevalecer mais do que nunca o princípio constitucional de que todos são iguais perante as leis.

            O Ministério Público, os Tribunais, a Polícia Federal e todos os que têm o dever de investigar, denunciar e punir, não podem ser tolhidos e nem esmorecer, pois deles depende o futuro desse país. O parlamento tem como obrigação maior, apurar as responsabilidades, expurgar o próprio meio quando isso for necessário e, como representante do povo, buscar a governabilidade nacional. Afastar ou não afastar a presidente, banir partidos ou outras medidas drásticas devem ser consequências de rigorosas apurações, jamais fruto de conveniências, acordos ou conchavos.

            O Brasil espera por providências que devolvam a regularidade ao seu dia-a-dia. O empresariado, peça imprescindível em nosso cenário, precisa confiar nas instituições para voltar a investir. A economia tem de marchar para terreno firme. O governo precisa voltar a governar, cuidando da inflação, tocando obras deinfraestrutura e fazendo sua parte no desenvolvimento. O povo não pode continuar, indefinidamente, com a crise ameaçando cortar seus empregos, seus negócios e seu bem-estar. Precisamos de soluções, urgentes...      
 
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet