Artigos / Wilson Fuá

01/08/2015 - 10:37

Aprendiz de si mesmo

A vida é uma soma de experiências e o passado é formado por partes integrantes de nós mesmos, ao rejeitar a história individual é rejeitar a sua própria existência, por isso, muitos têm que repetir várias etapas da vida como aprendiz de si mesmo. 

Sempre encontramos em nossos caminhos os marcadores de passos, vivendo sem avanços, com futuros recheados de nostalgias, sem constâncias nos seus desejos, andando de braços com o desânimo, passeando de mãos dadas com forças que sacrifica e subjuga a tudo, as vezes até o seu próprio ego, promovendo distorção de coisas e fatos para encaixá-los nos seus próprios preconceitos.

Usando desculpas para comportamentos errados, dizendo aos quatros ventos: “ agi assim, por causa disso”; “ fiz isso por causa daquilo”. Até entender que não temos poder sobre os acontecimentos no mundo, mas sim, apenas o poder sobre as maneiras de reagir no nosso próprio mundo interior.


O dinheiro lhe dá opções, mas não dá a simplicidade para definir por uma simples escolha, pois a insatisfação realizadora do consumo é transitória, transforma as pessoas em almas vazias e sem amor próprio ao pensar que tudo pode, pois essa insatisfação e a falta de prazer leva muitas pessoas buscar alegrias artificiais que são passageiras e às vezes aumenta a sensação de solidão. 

As influências que vem de fora são muito maiores do que as influências que vem de dentro, por isso que devemos proteger os nossos caminhos espirituais, guiar a vida pela fé, “solidificar” as nossas ações com pensamentos firmes baseados em objetivos evolutivos, não deixando que influências externas tomem conta das nossas decisões e não deixando que prejulgamento possa diminuir a soma de amigos, porque para encontra outros substitutos leva muito tempo, dê uma olhadinha para traz, e verá que muitos companheiros de viagem se perderam pela estrada, talvez porque teve não escolhas ou por muitas decidido optar por ações impensadas. 

É muito difícil conviver com pessoas que não acreditam em sonho nenhum, mas ao simplificar a vida, você jamais será dominado pela meias verdades do pragmatismo e das rotinas, porque senão, com certeza sua vida seria muito automática e sem emoção, vivendo como máquinas e agindo como se tivesse memória programada e copiada.

O importante seguir os nossos caminhos cumprindo os acordos celestiais e sociais, pois sempre haverá um tempo, um lugar ou um parceiro em busca daquilo que costumamos chamar de felicidade mútua, tenha certeza que tudo aquilo que você um dia desejou profundamente, será seu e estará a sua espera, nunca desista, pois até para desenvolver o poder da paciência, é necessário acreditar e ter esperança, mesma que esta esteja envelhecida ou cansada.
Wilson Fuá

por Wilson Fuá

É Especialista em Recursos Humanos e Relações Políticas e Sociais
wilsonfua@gmail.com
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet