Artigos / Dirceu Gonçalves

13/07/2015 - 13:54

Você usa certo o seu celular?

            Surgido no Brasil há pouco mais de 20 anos, o telefone celular tornou-se a vedete entre os bens de consumo. O avanço tecnológico e a inclusão de serviços o fizeram um aparelho multiuso, onde é possível “até fazer e receber telefonemas”. A simples possibilidade de não precisar chegar ao escritório para fazer ou receber chamadas, percebida pelos usuários ainda nos anos 90, mudou a vida do brasileiro, levando quem ainda resistia a ter o seu celular a perder negócios, desempenho profissional e ter dificuldades no relacionamento pessoal. Depois vieram as mensagens, torpedos e a enorme variedade de aplicativos disponibilizados para ossmartphones.

            Com seus diferentes avanços, o celular tornou-se indispensável a todas as faixas da população. O executivo e o trabalhador ainda o utilizam para telefonar, mas não abrem mão das mensagens e da interatividade com notícias, informações de trânsito e outras facilidades nele contidas. Os jovens renderam-se à música, à mensagem instantânea, às redes sociais, games e outros. O certo é que todos, independente da idade, são hoje usuários sistemáticos do celular. Isso traz efeitos colaterais e preocupações.

            São milhares as multas de trânsito aplicadas diariamente ao motorista que fala ao celular ou – ainda pior – mandam mensagens enquanto estão dirigindo. Há o caso dos usuários, especialmente os jovens que, caminhando pelas ruas, não prestam atenção ao ambiente porque está olhando para a tela do seu aparelho. Estes aindacorrem o risco de desenvolver problemas de postura por manter a cabeça e o pescoço inclinados, isso sem falar da possibilidade de adquirirem LER (lesões de esforços repetitivos) por digitarem horas seguidas. Os celulares, especialmente os smart, também são apontados como perturbadores das refeições em família e por uma série de comportamentos inadequados.

            Pioneira do celular e uma das maiores operadoras no país, a Vivo parte para uma campanha onde questiona se estamos usando o celular do jeito certo. Mesmo com a corrida entre as operadoras, cada uma delas anunciando melhores serviços, esta decidiu-se pela ação dentro da maturidade do sistema. Além de investir na cultura das boas práticas com o aparelho, esta e as outras operadoras não podem se esquecer, também, de boas práticas operacionais e, principalmente, de seu compromisso de manter um bom sinal em toda sua área de cobertura. Questão de respeito ao consumidor...
Dirceu Gonçalves

por Dirceu Gonçalves

é dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) 
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet