Artigos / Pedro Cardoso

08/07/2015 - 17:04

Os extremos e a paz social

            Duas notícias estampadas hoje pelos jornais e veiculadas pelo rádio e televisão  chamam a atenção. A do casal de Salvador (BA) que, achando dinheiro na rua, enrolado ao boleto de uma conta de luz, foi pagar a conta; e a do homem que morreu linchado ao tentar assaltar um bar em São Luiz (MA). Acontecimentos pontuais e distantes um do outro, mas grandes exemplos de que nem tudo está perdido, o povo é potencialmente bom, precisa ter garantido um ambiente melhor para viver e, não o encontrando, explode.

            O casal, de poucas posses, trabalhador de restaurante, poderia ter descartado a conta e ficado com o dinheiro. mas em vez disso, correu à casa lotérica, fez o pagamento no lugar da devedora e postou a fotografia do recibo no Facebook. Encontrou a dona da conta no dia seguinte e recebeu dela os seus agradecimentos, assim como o reconhecimento de 35 mil internautas que “curtiram” o seu comportamento reto. Lembram episódios anteriores de taxistas, camareiros e garis, todos de baixa renda, que encontraram elevadas somas em dinheiro e objetos valiosos e fizeram questão de devolvê-los aos legítimos donos.

            O episódio de São Luiz ganhou as manchetes, mas ocorrências dessa natureza são mais comuns do que se imagina. Muitos dos mortos por causas desconhecidas, o são por represálias e outros desajustes sociais.

As chacinas, tão comuns nos grandes centros, são uma forma da nefasta justiça pelas próprias mãos. No caso do Maranhão, o povo, cansado da ação dos meliantes, reagiu, levando um à morte e outro ao hospital. Na falta da presença do Estado, a população se revolta e faz dessas coisas ou, pior, anda, o crime organizado assume a região e, à sua moda, faz o papel do Estado.

            O país tem hoje sua atenção voltada para as tribulações políticas e administrativas, e acaba se esquecendo dos pequenos acontecimentos do bairro ou da pequena cidade, que podem ser mais importantes para os moradores da área do que toda a crise nacional e o afasta ou não-afasta da presidente. Atitudes como a do casal baiano têm de ser exaltadas para servirem de exemplo, assim como as comunidades – e os governos, especialmente – não podem se esquecer da segurança pública e, mais que isso, do justo encaminhamento e do trabalho de recuperação dos pequenos delinquentes que tanto incomodam a população das áreas onde atuam. É assim que se constrói a paz social...
Pedro Cardoso

por Pedro Cardoso

Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet