Artigos / Wilson Fuá

29/06/2015 - 07:31

Os poços de água e de sofrimento

                O produto mais precioso da vida é a água, que para tê-la, era um sofrimento de dá dó. Ali pelos idos dos anos 60, Cuiabá dispunha de  históricos poços d’água, que abasteciam os bairros desta cidade, esses minadouros  forneciam a água sagrada, pura e cristalina, que matavam a sede dos cuiabanos.

                  E, logo pelas madrugadas nas proximidades desses poços, ouviam-se barulhos de caçambas (pequeno balde amarado a uma corda de embira para puxar a água do fundo do poço), ouviam também, os alaridos de pessoas nas filas à beira dos poços esperando a sua vez, ali acorriam discussões, fuxicos, brigas de  murros e “aloitos”, era sofrido, mas era divertido.

         Só para lembrar-se de alguns desses poços, podemos citar:
1- No Bairro  Mundéo, que tinha um poço com o nome de  Maranhão, que  ficava no fundo da Santa Casa, na travessa da paciência. Esse poço fornecia água a todos os moradores da Gel. Mello, Gel. Valle, Rua Miranda Reis,  e várias outras ruas daquela redondeza;

2 - Poço da Lixeira que fica na margem direita do bairro da Lixeira e Poço da Cacimba de Leite que fica ao lado direito da Av. João Gomes Sobrinho, enfrente  ao Ginásio da Lixeira, esses dois poços abasteciam a Av. Coronel Escolástico, Rua São Benedito, São Francisco, e todo o Bairro da Lixeira, “Bairro da Lavandeira”, “Bairro Cabeça de Boi” e redondeza.

   Depois vieram as Caixas d’águas como a do Areão, a Morro do Tambor, a da Rua Comandante Costa, que foi a mais famosa e com maior em capacidade, e a partir daí, o centro e alguns bairros passaram a receber o abastecimento de  Água, isso no meio do século passado.

       Os dias de sofrimento do povo, com a falta de abastecimento de água, continuam se arrastando por séculos, e até hoje ainda é tema para eleger Prefeitos e Vereadores. E, vergonhosamente ainda aparecem políticos usando  desse sofrimento do povo para levar vantagem em cima do péssimo  abastecimento regular de água nas casas cuiabanas.

               É vergonhoso estarmos em 2015 discutindo o abastecimento de água de uma capital, quase tricentenária. É triste ver que milhares de pessoas ainda sofrerem sem ter o precioso líquido para beber, ou para sua higiene;  ou pelo menos para lavar as mãos e rosto. 

                Esse sacrifício pela falta da água, faz parte integrante da  nossa história, esquecê-lo é rejeitar a sabedoria do aprendizado, esses momentos históricos de sofrimento.   Com certeza o povo deve usar esse sofrimento como  forma basilar nas decisões eleitorais futuras, pois da capacidade de observação a incapacidade de resolver o abastecimento de água e  sofrimento permanente, deve ser transformados em fator da meditação sobre as causas, e  com certeza dará uma nova consciência para que o povo saiba escolher melhor os candidatos, colocando na Câmara e na Prefeita, pessoas que tenham sensibilidade e compaixão com o sofrimento seculares do povo cuiabano.                  
Wilson Fuá

por Wilson Fuá

É Especialista em Recursos Humanos e Relações Políticas e Sociais
wilsonfua@gmail.com
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet