Artigos / Airton Reis

25/06/2015 - 14:02

Elas por nós...

A fé. A religião. A lei. A legislação. A paz. A pacificação. A civilização. A arte. A letra. A pátria. A saúde. A escola. A nação. A ordem. A justiça. A família. A notícia. A política. A palavra. A cultura. A internet. A imprensa. A educação. A igualdade. A economia. A federação. A dignidade. A segurança. A informação. A opinião.  A língua portuguesa. A liberdade de expressão. A gramática. A oratória. A verdade. A lógica. A dialética. A retórica. A réplica. A tréplica. A razão.

         A democracia. A humanidade. A universidade. A comunicação. A oportunidade. A infância. A adolescência. A maturidade. A melhor idade. A vida em sociedade. A prosperidade. A probidade. A honestidade. A perfeição. A temperança. A prudência. A fortaleza. A coragem. A determinação. A coerência. A prontidão. A ciência. A tecnologia. A inovação. A renda. A aplicação. A fartura. A literatura. A capacitação. A farda. A guarda. A vigilância. A organização. A corporação. A coerência. A precisão.

         As Forças Armadas. As belezas naturais. As reservas morais. As promessas eleitorais. As éticas fundamentais. As obrigações institucionais. As garantias constitucionais. As adequações salariais. As demandas habitacionais. As obras públicas emergenciais. As estatais. As Assembléias estaduais. As Câmaras municipais. As incumbências ministeriais. As indústrias nacionais. As relações comerciais. As taxas fiscais elevadas. As Zonas de Processamento e Exportação paralisadas. As cidades brasileiras sucateadas. As violências banalizadas. As barbaridades praticadas.

         As integrações regionais realizadas. As rodovias federais conservadas. As safras anuais realizadas. As exportações ferroviárias e fluviais. As fontes de energias alternativas aproveitadas. As terras produtivas escrituradas. As fronteiras internacionais respeitadas. As alianças dos blocos continentais efetivadas. As representações mundiais. As urgências ambientais. As reformas primordiais. As receitas recolhidas e aplicadas. As riquezas patrimoniais multiplicadas, divididas e compartilhadas. As corrupções banidas, denunciadas e julgadas.

         Elas em voz, vez e vazão. Elas em bis e em refrão. Elas por nós povo brasileiro em mais de um rincão. Elas por nós cidadãos e cidadãs contribuintes da União. Elas para todos sem qualquer distinção. Elas em todas as páginas publicadas. Elas em todos os Tribunais representadas. Elas em todas as Tribunas observadas. Elas em todos os Poderes Constitucionais devidamente dirimidos e aplicados. Elas em todas as esferas governamentais e legislativas em mandatos criteriosamente cumpridos e delegados. Elas por todos nós brasileiros com data e com hora marcada.

         Elas por nós eleitores da pátria alarmada. Elas por nós habitantes de um País em realidade econômica mais do que inflacionada. Elas por nós povo brasileiro em mais de uma tampa de panela ecoada. Elas por nós trabalhadores em mais de uma jornada indevidamente remunerada. Elas por nós leitores e telespectadores da pátria amada. Artigo definido feminino singular e plural. Crônica deveras conjugada em mais de um tempo verbal. Elas por nós a poesia em rima livre publicada em página de jornal. Elas por nós professores além do ensino fundamental. Elas por nós os poetas na plenitude do exercício vocacional. Elas pelo Mundo, pelo Brasil, por Mato Grosso e por Cuiabá nossa terra natal.
Airton Reis

por Airton Reis

É poeta em Mato Grosso
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet