Artigos / Wilson Fuá

11/06/2015 - 11:58

Os valores da vida

            Quando você dá um valor a sua aliança de ouro, muito além do símbolo que ela realmente representa,  estimando  sobremaneira o  ouro,  em detrimento da afetividade da pessoa que  simboliza aquele  ouro, com certeza ela terá exclusivamente   só  o valor  do ouro.

          Quando os bens materiais ganham maior dimensão e destaque  que os relacionamentos, as nossas decisões passam a considerar  somente o valor real e absoluto das coisas, e não sobre as pessoas e  a essência  que alimenta os relacionamentos.    Jamais poderemos conviver de forma  harmoniosa num mundo onde as coisas valem mais  que as pessoas e o sentimento que as nutrem.  Na vida, os valores materiais  ,são  importantes para a sobrevivência,  todavia isoladamente ,produzem  emoções  e sensações transitórias e precárias que alimentam apenas o nosso ego. 

           A maioria das pessoas no início de um relacionamento,normalmente concluem   que encontraram  um tesouro, e assim, a partir desse momento , todos os sonhos, projetos e diretrizes são  dinamizados e alcançados em função  desse elemento motivador . Esse tesouro  torna-se  então combustível da vida e  desse momento  em diante , tudo adquire novo  sentido ,cor e  significado e nada se compara ao valor intrínseco  dessa percepção  e conquista . As decepções  e perdas tornam - se  insignificantes  quando o tesouro  está cheio e é  permanentemente  alimentado com o carinho e a atenção peculiar do sentimento  existente . Cada escolha que fazemos mudam nossos caminhos, e cada caminho percorrido promove aprendizado e crescimento incomensurável ao ser.  O valor  do tesouro deve leva-lo a reconhecer seus limites e fragilidades  ,encoraja-lo  a enfrentar os medos e inseguranças e a motiva-lo  a buscar sempre  o melhor para o   crescimento interior. Nessa fase vida não temos  limites para sonhar e edificar, mesmo que  em muitas vezes precisemos tomar decisões mais fortes e pontuais.

              Não devemos acreditar que a felicidade só bate uma vez em nossas portas. O importante é arriscar, saber escolher, decidir, mesmo quando a ansiedade tenta prejudicar  nossa lucidez e dar-nos  a falsa impressão de estarmos perdendo o foco das coisas e adentrando ao vazio  da solidão  momentânea.  E nessas horas, o  que realmente  conta  são as experiências  acumuladas, e a confiança  de que sempre haverá portas abertas para todos nós, bastando apenas  que busquemos.  O importante é que estejamos sempre receptivos  ao novo, e que deixemos a felicidade entrar, se acomodar, saturar o ambiente  e contagiar  a tudo que nos cercam. De maneira alguma devemos desistir das  nossas conquistas antes de usufruirmos de todos os prazeres que ela pode nos proporcionar e certificarmos  de que a vida só  tem sentido  quando a vivemos intensamente.

        São  muitas as pessoas   que ao encontrar  uma moeda de ouro, se fecham   ao que realmente promove crescimento, felicidade, paz,   perdendo-se na busca dos tesouros  materiais . Assim, passam a vida  alimentando o corpo material e buscando equivocadamente prazer  naquilo   que não  promove a felicidade e  que verdadeiramente  não traz  sentido à vida. Diariamente milhares de tesouros se apresentam em nossa caminhada, na figura  de um filho, na beleza de uma amizade,  na alegria de um sorriso, na pureza de um afeto, na entrega de um beijo, no significado  de um abraço e de um olhar, na gratidão  pela vida, na força da fé  e na graça  da presença  divina em todos os instantes,  criando oportunidades para atingirmos novos horizontes, mesmo quando permanecemos indiferentes a essa força  maior que nos protege  e nos guia. 

         Sem sonhos a vida não vale a pena, fica vazia, sem perspectivas de realizações.  Vivemos o nosso dia-a-dia mais feliz à medida que arriscamos novos passos, renovando  diuturnamente os nossos sonhos, e projetando a vida não  apenas  com uma opção de sucesso, e nem tão  pouco  elegendo  um só  caminho e /ou  um projeto único como meta maior. O melhor conceito de viver é saber a diferença entre o que é interessante e o que é importante. Pois o que é interessante vemos facilmente e o que é importante só veremos lá na frente, quando a maturidade  se fizer presente.

        Durante a nossa vida enxergamos costumeiramente somente aquilo que queremos, mas nem sempre aquilo que precisamos e que são sinalizados   e  poderiam ter  sido vistos. Às vezes decisões são adiadas,  por medos, inseguranças, complexos  ou até mesmo  comodismo, deixando  que  outros o façam  por nós ou que a sorte nos ajude.   

           E imprescindível  que não deixemos de correr em busca de novos objetivos, pois aqueles que ficaram pra trás, fazem parte do passado e só  nos servirão  com referência  no momento presente. Precisamos  entender que todas as sementes que  plantamos não produzem frutos ao mesmo tempo. A vida nos mostra  que  os sonhos são como as sementes, que  devem ser semeadas e cultivadas com muito carinho e amor em cova apropriada e condições favoráveis   para que possamos desfrutar de farta colheita futura. Similaridade ocorre em nossas vidas, onde    as  fábricas de emoções  internas alimentam as construções diárias da nossa caminhada e do nosso  continuo despertar.
Wilson Fuá

por Wilson Fuá

É Especialista em Recursos Humanos e Relações Políticas e Sociais
wilsonfua@gmail.com
+ artigos

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por barbosa, em 12.06.2015 às 10:58

    excepcional

 
Sitevip Internet