Artigos / Airton Reis

03/06/2015 - 07:47

Paulo e João: Augusto coração!

Em memória de Paulo Augusto da Costa Marques e João Augusto Capilé Júnior: Os mansos, na Morada da Luz. Os pacificadores, diante da face do Nosso Senhor Bom Jesus. Os justos, na certeza da Paz Celestial. Os perfeitos, na memória Universal. Os fraternos, em Confraria Espiritual. Os sábios, em seres humanos verdadeiros. Os fortes, mais do que guerreiros. Os belos, mensageiros do Criador. Os bons, no compasso ampliado do Amor.
      
Paulo e João: Augustos sem qualquer reinado. Paulo e João: Augustos em mais de um predicado. Paulo e João: Cáceres e Cuiabá em mais de um verso irmanado. Paulo e João: Mato Grosso em pavilhão iluminado. Paulo e João: Livro da Vida ilustrado. Honra e memória. Virtude e história. Cidadania atuante. Harmonia presente. Melodia em partitura política e social. Valor existencial. Primor moral. Pátria e Família. Humanidade imortal.
     
  Paulo e João em viagem sideral. Paulo e João em continuada evolução. Paulo e João nas paragens que o tempo não rasura. Paulo e João nas páginas da cultura. Paulo e João nos caminhos da eternidade. Paulo e João nas exéquias da saudade. Paulo e João em fé cristã irmanados. Paulo e João em exemplos compartilhados. Paulo e João homens bem aventurados. Paulo e João amigos amados. Paulo e João pais exemplares. Paulo e João brasileiros espetaculares.
   
    Vida longa. Vida breve. Vida leve. Vida pesada. Vida ilustre. Vida ilustrada. Vida musical. Vida social. Vida passageira. Vida verdadeira. Vida exemplar. Vida laborar. Vida edificante. Vida marcante. Vida produtiva. Vida memorável. Vida boa ventura. Vida bem querer. Vida verbo ser. Vida sujeito simples. Vida predicado verbal. Vida sem ponto final. Vida ideal. Vida fraterna. Vida ternura. Vida candura. Vida expressão. Vida liberdade. Vida igualdade. Vida evolução.
    
   Felizes os chamados pelo coração. Neles, a humanidade são passos numa mesma direção. Neles, a perfeição é ato continuado da criação. Neles, a bondade vigora em qualquer ocasião. Neles, o pão de cada dia é doação. Deles, os frutos da gratidão. Deles, as palavras de consolação. Deles, os filhos e filhas de geração em geração. Deles, os brilhos avistados em constelação. Vértice e Horizonte. Monte Elevado do Bom Pastor.
      
  Paulo e João nos braços do Senhor. Paulo e João no Caminho do Cristo Redentor. Paulo e João na eternidade em esplendor. Paulo e João escolhidos pelo Amor. Paulo e João recebidos em Graça e Louvor. Paulo e João renascidos pela Glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Paulo e João envolvidos pelo Manto Sagrado da Santíssima Virgem Maria. Paulo e João em versos cadenciados em poesia. Paulo e João em cantorias orquestradas pelo Arcanjo Gabriel. Paulo e João felizes assim na Terra como no Céu.  Paulo e João em asas avistadas além das margens deste papel.

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência: ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso se aproveitará.

O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba.

Mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará. Porque em parte conhecemos e em parte profetizamos. Quando porém vier o que é perfeito, o que então é em parte, será aniquilado. Quando eu era menino, falava como um menino, sentia como menino. Quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.

Porque agora vemos como um espelho, obscuramente, e então veremos face a face; agora conheço em parte, e então conhecerei como sou conhecido. Agora, pois, permanecem a Fé, a Esperança e o Amor. Estes três. Porém o maior deles é o Amor". (Trecho da Carta de Paulo aos Coríntios).
Airton Reis

por Airton Reis

É poeta em Mato Grosso
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet