Artigos / Wilson Fuá

14/05/2015 - 09:25

Ser político no Brasil

                Os políticos no Brasil não devem ser modelo para os jovens, mas estão fazendo escola, tem certo figurão da política que lançou esta frase: eu não sei de nada e não vi nada. A partir daí a moda pegou, e todos os criminosos, sejam assaltantes ou assassinos, sejam estelionatários ou qualquer monstro pedófilo, ao serem presos passaram a usar a mesma frase: eu não sei de nada, eu não vi nada.

             Os membros da escola do crime ao serem presos abaixam a cabeça para que o povo não veja a sua cara, para não ser reconhecido, por outro lado, os políticos pegos em escândalos, sinicamente convocam uma coletiva para se eximirem dos crimes contra uma coletividade, não tem vergonha de mostrar a cara.

               O país passou por uma fase onde foram desmistificados vários crimes contra o erário, nas mais variadas facetas e modus operandi: políticos flagrados com dinheiro na cueca e pastor com dólares na bíblia; recursos de prefeituras desviados para construir castelos ou com recurso de superfaturamento de obras públicas para financiar campanhas; o MPF desenvolveu várias frentes de investigações e a PF prendeu inúmeros políticos com ações de votos vendidos ou comprados para favorecimento deste ou daquele que usam caixa 2 com projetos de reeleição.

               O desvio de recurso público é o pior das barbáries, ultrapassa a todos os crimes, quem pratica desvio de recurso da Saúde mata indiretamente milhares de pessoas pela falta de atendimento nos hospitais públicos e prontos socorros (hoje apelidados carinhosamente de UPA’s). Quando se pratica desvio de recursos públicos está praticando crime coletivo.

Leis aqui são universais, valem e são aplicadas em igual medida e intensidade para todos. Mas para os políticos elas não são assim muito universais e não são aplicadas em forma de igualdade e intensidade.
                Sabe qual é a última moda lançada pelos políticos?

           Ao serem julgados e com o direito a contraditório, usam fortunas para pagar bancas de advogados sabidamente caríssimas e após espetáculos de julgamentos transmitidos pelas redes de comunicação “ao vivo”, mesmo assim esses políticos caras de pau, ao serem condenados e levados para a prisão, cerram os punhos e dão gritinhos de protestos pelas decisões do Supremo.

Agora com essa moda, passaremos a ver os ladrões de rua, os estupradores e pedófilos, cerrando os punhos dizendo que estão protestando, pois são iguais aos políticos presos e querem os mesmo direitos: regime semi-aberto e recebendo os benefícios de continuar a executar os seus trabalhos contra a sociedade, igualmente aos maus políticos.
                   Com a reeleição, os reeleitos vão escolarizando com experiências através de anos consecutivos e fazem da política uma profissão, pensam que o poder não é uma ação transitória e que para eles não as benesses do poder não tem fim, por isso o Brasil está formando uma Classe de Políticos, com raríssima exceção e por via de regra, são desonestos, infames e vis. Não escolhemos para nascer aqui no Brasil, mas podemos morrer por aqui: de desgosto, de tristeza, quem sabe, de repente por indignação.

            É um país magnífico sem terremotos e intempéries devastadoras, lindo em todos os sentidos, por todos os lugares que olharmos, sentimos a necessidade de detonar flash e o mais importante é saber que moramos dento de molduras vivas do Pantanal ou das Praias belas pelo Brasil afora. É um lugar onde a terra ajuda as pessoas que querem produzir e gerando satisfação de viver com fundo musical das cantigas dos sabiás, que soltam as suas sonoridades pelas varandas das casas e dos prédios; ao fim da tarde, com o sol escondendo atrás dos morros, ficamos sem fôlego diante do espetáculo de luzes e cores, e diante do cansaço de mais um dia de trabalho, a noite nos convida para dormir, mas antes, a natureza ainda nos oferece o último espetáculo das últimas 24 horas, onde podemos ver a lua transformar a escuridão em painel prateado, tendo como enfeite e pano de fundo a profundeza azul do céu nos expondo alvos com variedades de pontinhos brilhantes a nos piscar, e que por aqui apelidamos de estrelas.

             Os políticos estão destruindo o que há de melhor neste país, que é expectativa de felicidade do povo, mas apesar deles, morar aqui é bom demais.
Wilson Fuá

por Wilson Fuá

É Especialista em Recursos Humanos e Relações Políticas e Sociais
wilsonfua@gmail.com
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet