Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

04/05/2015 - 13:03

Gravador, crucial agente anti-corrupção

            A tecnologia destina-se a servir o homem. Desde os primórdios, serviu para facilitar e aumentar a produção, diminuir o esforço e dar conforto ao ser humano. A meta se cumpre, e atende até a mais objetivos do que os projetados pelos seus criadores. Vemos, no Brasil de hoje, a gravação como a grande paladina no combate à corrupção. A maioria dos escândalos de que se tem conhecimento tem registros gravados como contraprova.

            Desde o surgimento da gravação eletrônica, no final do século 19, tornou-se possível registrar conversas. Por muitos anos, os equipamentos eram de grande porte e só funcionavam ligados à eletricidade e instalados num ambiente, para onde era necessário levar as pessoas ou instrumentos a serem gravados. Com comercialização do transistor, em 1951, deu-se a grande revolução da eletrônica, que diminuiu gradativamente o tamanho dos aparelhos e, somada à tecnologia digital e à informática, nos conduziu aos microgravadores (que hoje usam cartão no lugar da fita) e aos dispositivos como canetas, chaveiros, relógios e botões de roupas onde se alojam diminutos gravadores com capacidade para captar som e imagem até em alta definição. Também vieram as câmeras de monitoramento, a gravação da telefonia e outros recursos hoje popularizados.

            Na sua época, os gravadores grandes já eram empregados no  registro de reuniões como meio de segurança e documentação. A chegada dos portáteis massificou o hábito de gravar. Muitos políticos foram gravados e tiveram o mandato cassado com base naquilo que eles próprios disseram. No mundo empresarial tornou-se comum gravar sigilosamente as conversas como meio de segurança e prova do que se tratam. Cada um leva seu equipamento no bolso e saí do encontro com a sensação de proteção.   

            Supõe-se que a maioria das gravações não chegue a ser usada porque os acordos se cumprem. Mas quando há problema de partilha ou acerto, formam-se os escândalos que temos visto, com denúncias, processos, delações, etc. Depois de cumprida a finalidade sem problema no negócio, seja ele lícito ou ilícito, a gravação continua existindo como material perigoso, pois pode cair em mãos indevidas, como as do concorrente, da mulher traída ou  até da “outra”. Aí é que mora o perigo.

            Para o bem da sociedade e o mal dos ladrões do dinheiro público ou dos farsantes na mesa de negócio, a tecnologia cada dia mais funciona como um freio. Sabendo que podem ser gravados, os envolvidos tomam cuidado e até deixam de cometer irregularidades por temerem o escândalo e as conseqüências. Em razão da falta de ética e de princípios de muitos, o gravador passa a ser um importante agente de saneamento da sociedade. Oxalá esse aparelhinho, nas suas mais diferentes vertentes seja suficiente para inibir a ladroagem e a malversação do dinheiro público e a inconformidade no mundo dos negócios.
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet