Artigos / Odair José

29/04/2015 - 20:09

Reflexões Cristãs e Filosóficas: Cria em mim, ó Deus, um coração puro!

            O que passou pela minha mente nesta manhã e fiquei o dia todo pensando foi as palavras de Davi para Deus em um momento crucial da sua vida. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro!” Essas palavras martelaram minha mente durante todo o dia e me fizeram pensar sobre a minha vida. Fizeram-me refletir sobre o que quero para minha vida. E, sendo assim, comecei a fixar limites para   meus pensamentos e minhas atitudes. O que Deus tem preparado para mim depende do que estou disposto a entregar. A salvação é um dom gratuíto de Deus para mim, mas o discipulado, o ser discípulo de Cristo custa caro. É necessaŕio uma vida de renúncia, de devoção a causa do Mestre. E para que isso aconteça é necessário ter uma vida pautada pela Palavra de Deus.
           
Nas minhas indagações a Deus eu sou sincero em afirmar que luto constantemente contra minha natureza carnal e diabólica que só deseja o mal. Os olhos teimam em ver o que não devem e os pés querem me conduzir para os lugares que não devo ir. Há uma batalha sendo travada diariamente dentro de mim. O bem que quero fazer não consigo, tenho dificuldade em fazer, mas o mal que não quero fazer esse faço. E, do mais profundo do abismo eu clamo por socorro. Por misericórdia. E levanto os meus brados ao Deus Criador dos céus e da Terra e que me criou. Ele me escolheu antes do nascimento para fazer a diferença neste mundo. Mas como posso fazer a diferença se meus desejos são contrários à sua santa e bendita Palavra?

            Então eu clamo, assim como Davi, do fundo da minha alma: “Cria e mim, ó Deus, um coração puro!” Sim, eu quero ter um coração puro. Sei que não conseguirei esse coração puro fazendo correntes de oração, nem indo sete sextas-feiras seguidas na igreja, nem seguindo as regras dos cinco passos para obter a vitória. Só Deus pode criar em mim e em qualquer outra pessoa, um coração puro. Só Ele é capaz de realizar o milagre da transformação na vida do ser humano. Foi o que Jesus falou para Nicodemos. Necessário vós é nascer de novo.

Nascer da água e do Espírito. Só Deus pode transformar o coração rebelde e maldoso que temos em um coração puro. E, a partir desta transformação, então estaremos aptos a ser cheios do Espírito Santo de Deus e fazermos a diferença neste mundo.

            Mas todo esse processo não é fácil de acontecer em nossas vidas. Há uma grande batalha a ser travada todos os dias e necessitamos da graça de Deus para vencer. É preciso uma mente renovada pela Palavra e uma atitude de devoção ao Criador. Constantemente somos bombardeados com as oferendas deste mundo mal.

Vivemos uma geração que Jesus chamou de perversa e maligna. Uma geração corrupta. Como fazer para viver sem nos contaminar com o mundo? Não podemos nos isolar e nos afastar do meio em que estamos inseridos.

Se Jesus nos chamou para sermos luz em meio as trevas é porque temos a obrigação de brilhar no meio da escuridão. Nesse sentido, não podemos deixar que o mundo nos seduza e nos torne semelhante a ele. Fazer a diferença é brilhar no meio da escuridão e dissipar as trevas a nossa volta. Só poderemos fazer isso se tivermos um coração puro.

            O escritor aos Hebreus nos recomenda deixarmos os embaraços e o pecado que tão de perto nos rodeia. Não é fácil porque vivemos dias em que já não se faz mais distinção do que é pecado. Na verdade, existe uma filosofia de que tudo pode ser permitido dependendo do contexto e da ocasião. Que problema tem usar isso ou ver aquilo? Aos olhos da maioria não tem problema nenhum porque devemos nos despojar dos esteriótipos e preconceitos estabelecidos pela sociedade. Isso já é um embaraço para a caminhada cristã. Se queremos ser vasos de honra em meio uma sociedade corrompida devemos seguir os mandamentos de Jesus. Renunciar a nós mesmos, levar nossa cruz e seguir os passos do Mestre. Ao pensar nisso eu clamei com toda força do meu coração: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro!” Só dessa forma serei capaz de viver uma vida que agrada a Deus. Mas, isso não está em mim. Só Deus pode fazer isso por mim. Por isso a minha oração é uma oração de dependência àquele que tudo pode.

            A conversão de Paulo muito me inspira. Dentro deste contexto é interessante notar como Deus transformou o coração de Paulo. Antes um homem religioso e cruel perseguidor. Ele teve um encontro com Jesus e sua vida mudou radicalmente. É isso que precisamos nos dias atuais. Mudança de vida. Mudança de atitudes. O que vemos hoje são pessoas que se dizem arrependidas dos seus pecados, as vezes até chorando lá na frente, mas no outro dia já estão praticando as mesmas coisas que faziam. Onde está a conversão dessas pessoas? Onde está a mudança de vida? Jesus chamou-nos para fazer a diferença e essa diferença é mostrar uma mudança. Muitos hoje querem ser cristãos mas não querem ser separados do mundo. Alegam que não precisam tantas coisas para ser crente e que Deus nem exige tanto assim. Mas como seremos diferentes se formos iguais a eles? Onde estará o evangelho que transforma vidas através do testemunho?

            Antes da conversão, Paulo, ainda um Saulo, consentiu na morte de Estevão e solicitou autorização dos maiorais da sinagoga para perseguir e matar os cristãos. Depois da conversão, Paulo não se conteve diante dos deuses e estátuas erguidas em Atenas. Dentro dele o seu coração angustiava em ver a idolatria e ignorância daquele povo. E ele não teve outra alternativa a não ser pregar a Palavra de Deus e anunciar as boas novas de salvação. Como estamos nos dias atuais. Sentimos o mesmo que Paulo sentiu ou nos deleitamos em compartilhar com o mundo suas piadinhas e vídeos “interessantes” nas redes sociais? A partir de uma reflexão sobre nossas atitudes com relação a isso estaremos aptos a definir de que lado estamos da batalha. Deus nos conclama a transformar o mundo e não nos conformarmos com ele.

            Antes da conversão, Pedro era bravo e medroso ao mesmo tempo. Cortou a orelha de um soldado num ímpeto de fúria e, horas depois negou conhecer seu Mestre com medo de ter o mesmo fim dele. No entanto, depois de sua conversão, Pedro não se atemorizou diante de uma grande multidão em Jerusalém. Mesmo sendo um pescador de origem humilde, pregou na unção do Espírito Santo um dos maiores sermões já pregado na história e houve naquele dia quase três mil almas se rendendo aos pés do Senhor. E hoje, como está nossas pregações? Quantas pessoas realmente tem sentido o poder de Deus quando pregamos? A mensagem de Pedro apresentava Jesus e conclamava o povo ao arrependimento. As nossas pregações hoje falam de prosperidade. Eis a diferença.

            Ao pensar em tudo isso me coloquei de joelhos e clamei: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro!”. Não dá para viver uma vida medíocre diante de Deus. Não podemos ser mornos. Deus precisa, mais do que nunca, de homens e mulheres que façam a diferença. Estamos vivendo os últimos dias da Igreja na face da Terra e Satánas nunca trabalhou tão intensamente como agora. Não podemos ficar parados e ver o que acontece.

Jesus pagou um alto preço pela nossa vida. Devemos dar o nosso melhor para Deus. Precisamos ter um coração puro. Precisamos nos humilhar diante da potente mão do Senhor e clamar pela transformação dos nossos corações. Temos um campo enorme para ser conquistado. Deus está procurando pessoas para estarem na brecha.

            O Profeta Jeremias afirma que “enganoso é o coração do homem, mais do que qualquer outra coisa, quem o conhecerá?” Só Deus conhece e só Ele pode transformar os corações. Nossa natureza pecaminosa só quer o mal. Só deseja as coisas deste mundo. Mas a Palavra de Deus afirma que este mundo passa e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. Temos uma escolha a fazer.

Será que vamos tentar enganar a Deus levando uma vida mais ou menos. Hoje forte na presença de Deus e amanhã fraco, pensando em desistir de tudo, ou vamos nos colocar diante dEle com o coração contrito e cheio de esperança que Ele transforme a nossa vida? Deus é quem pode nos dar um coração puro, mas nós precisamos desejar isso do fundo do nosso coração. Deus respeita as nossas escolhas. Então, que possamos escolher ser cheios do Espírito Santo de Deus.
Odair José

por Odair José

Poeta e Escritor Cacerense, professor de História, especialista em Gestão Ambiental e Técnico Administrativo daUnemat.
+ artigos

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por erika, em 05.05.2015 às 11:41

    Muito lindo essas palavras . Palavras de Deus, o criador Parabéns falou tudo

 
Sitevip Internet