Artigos / Airton Reis

22/04/2015 - 12:49

Brasil descoberto!

    Mercantilismo em jornadas. Partidas e chegadas. Rotas desviadas. Naus atracadas. Terra de Santa Cruz. Habitante tribal. Porto seguro. Navegantes de Portugal. Reino colonial. Povos nus. Resistência e escravidão. Litoral e sertão.

     Descobriram-te Brasil numa carta endereçada. Descobriram-te Brasil depois de uma missa celebrada. Descobriram-te Brasil além de uma coroa perpetuada. Descobriram-te Brasil além de uma capitania herdada. Descobriram-te Brasil em mais de uma fronteira intercontinental alcançada. Descobriram-te Brasil em mais de uma clareira emendada. Descobriram-te Brasil em mais de uma reserva mineral esgotada.
     Descobriram-te Brasil em mais de uma liberdade ameaçada. Descobriram-te Brasil em mais de uma independência imparcial. Descobriram-te Brasil em mais de uma riqueza natural explorada. Descobriram-te Brasil em mais de uma alforria decretada. Descobriram-te Brasil numa mesma população funcionalmente alfabetizada. Descobriram-te Brasil numa mesma miscigenação continuada.

     Descobriram-te Brasil numa República militarmente proclamada. Descobriram-te Brasil numa mesma educação secularmente prometida. Descobriram-te Brasil numa única saúde sucateada e falida. Descobriram-te Brasil diante da moral, da probidade e da razão constitucionalmente elencada. Descobriam-te Brasil pelo peculato e pela corrupção continuada. Descobriam-te Brasil de eleição em eleição dissimulada.

     Descobriram-te Brasil de cidade em cidade. Descobriram-te Brasil pela metade da metade. Descobriram-te Brasil da honestidade. Descobriram-te Brasil espoliado. Descobriram-te Brasil diante do público e do privado. Descobriram-te Brasil de Estado em Estado federado. Descobriram-te Brasil enquanto mais de um campo cultivado.

     Brasil: Em se plantando tudo dá. Brasil: Em se governando tudo prospera. Em se descobrindo tudo revela. Brasil: Descubra-te aquém de uma mazela. Brasil: Descubra-te em soberania e em sentinela. Brasil: Descubra-te aquém de uma favela. Brasil: Descubra-te além de uma novela. Brasil: Descubra-te de região em região.
     Transformar ou replicar a indiferença política institucionalizada? Sanar ou sanear a economia inflacionada? Proteger ou ignorar a infância marginalizada? Prorrogar ou atender a demanda social reprimida? Ampliar ou reduzir a carga tributária recolhida? Governar ou barganhar? Legislar ou fazer de conta? Julgar e ser julgado. Prometer e cumprir o combinado. Papel timbrado. Hino executado. Bandeira hasteada em Pavilhão. Brasil descoberto: Pátria, País e Nação!

    “Caravelas no mar a todo pano. Terra à vista, a tripulação se assanha. Cachoeiras jorrando da montanha. Quanta cor, quanta luz, quanto bichano, onça, paca, tatu, guará, tucano, cobra, mico, jacu, arara, aranha, peixe-boi, capivara e ariranha. Que surpresa pro povo lusitano! Já valeu tanto tempo no oceano pra pisar essa terra que ele banha. Que riqueza a madeira dessa mata, pau-brasil, jatobá e gameleira. Quanto ouro rolando a ribanceira. Na pedreira, granito, ferro e prata. Esmeraldas descendo em corredeira. A borracha a escorrer da seringueira. Índia nua nas águas da cascata. Tesouro pra encher muita fragata na fartura da terra brasileira. E Cabral se lembrando da terrinha, dos banqueiros, da nobreza, do rei e do escudo, enviou pra Lisboa o conteúdo da poética carta de Caminha. Sua Alteza gostou da ladainha que o dinheiro investido foi graúdo e é fortuna demais pra botocudo a riqueza que a nova terra tinha. Nem com quinhentos anos, ó Rainha, vai dar tempo de a gente levar tudo”. (TOQUINHO – “Descobrimento”).
Airton Reis

por Airton Reis

É poeta em Mato Grosso
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet