Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

20/04/2015 - 13:07

A corrupção sistemática e as reformas

            O relato do vice-presidente da Construtora Camargo Corrêa – de que a partir de 2007 a corrupção passou a ser sistemática nos contratos da Petrobrás, e que só sua empresa teria pago R$ 110 milhões em propinas relativas a dez contratos – demonstra que o Brasil, além da reforma política, carece de ampla mudança moral e ética. É lamentável saber que as empresas responsáveis pelas grandes obras de infraestrutura, que sustentam o desenvolvimento nacional, são sugadas por vorazes esquemas políticos e corruptos que em nada diferem do crime organizado. Também não dá para crer que tais corporações, poderosas como são, sejam simples vítimas e não coniventes na ladroagem do dinheiro público ou estatal. Nem a própria sobrevivência do negócio deveria justificar o comportamento antiético e criminoso.

            É preciso que as apurações dos malfeitos se capilarizem por todos os negócios públicos, não ficando restritas apenas à petrolífera, ao sistema de trens e a outros já sabidamente assaltados pelos cartéis e seus comparsas. A insatisfação que se projeta hoje sobre o governo da presidente Dilma Rousseff não pode ficar restrita à possível abertura do processo de impeachment. Há que se investigar com toda a liberdade os contratos e as possíveis relações espúrias no sistema elétrico, na área de transportes e em todos os quadrantes do governo e das empresas estatais por onde passam elevadas somas em dinheiro e podem estar presentes os nefastos esquemas de corrupção.

            Da mesma foram que foram criadas as “maquinas de fazer dinheiro” que sustentam partidos políticos e a corrupção pura, é necessário ampliar os sistemas de fiscalização, controle a apuração que evitem a sangria dos cofres públicos. Tanto em nível federal quando estadual e municipal. O mesmo coelho tirado da cartola que serve aos ladrões da Petrobrás, dos trens e de outras áreas já conhecidas, pode ser facilmente aplicado até na mais diminuta prefeitura lá dos grotões, onde a burla a licitações é assunto corriqueiro. È imperativo acabar com isso e, para tanto, temos o Ministério Público, a Polícia Federal e outras instituições que precisam agir sem sofrer qualquer  interferência política ou divisionista como a que tentam hoje estabelecer nos órgãsapuradores dos roubos na Petrobras.

            Neste 21 de abril, faz 223 anos que Tiradentes foi enforcado por insurgir-se contra os altos impostos, a ladroagem e os esquemas que enriqueciam a metrópole e deixavam à mingua os brasileiros. Apesar de todas as transformações do período – Independência, Império, República, ditaduras, democracia - ainda não conseguimos resolver o problema básico que movia o mártir da Independência...
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet