Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

18/04/2015 - 10:38

Pedaladas merecem apuração

         A mais nova discussão está na “pedaladas fiscais” que o governo federal aplicou no final do ano para fechar as contas. Mudou-se a lei porque o gasto maior que a receita abriu um rombo no cofre. O Tribunal de Contas de União, ao analisar a matéria, considerou que a medida afrontou a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), um dos pilares da sustentação da administração pública brasileira, que estabelece parâmetros para a execução orçamentária e limita os gastos públicos. Com o parecer, a oposição – especialmente o PSDB – busca saber a efetiva participação da presidente Dilma Rousseff na empreitada para, com base nisso, propor o seu impeachment. Quem estuda essa possibilidade é o ex-ministro da Justiça, Miguel Reale.
           
 Desde a sua promulgação, em maio de 2000, a LRF tem evitado que governadores e prefeitos gastem alémdas possibilidade dos cofres que administram e deixem dívidas para seus sucessores, um expediente recorrente na administração pública brasileira até o advento dessa lei controladora. Vimos dezenas de prefeitos de importantes cidades e governadores de estados dispensando servidores e paralisando obras e serviços pela impossibilidade de poderem honrar os pagamentos dentro do próprio exercício. Aqueles que ousaram desrespeitar os limites, responderam a processos por improbidade. É a primeira vez, no entanto, que o fenômeno se dá na área federal e ainda repercute nas finanças do governo que, por falta de dinheiro, atrasa seus compromissos com bancos e até com investimentos nas prioritárias áreas da Saúde e da Educação.
           
 Como órgãos consultivos, os Tribunais de Contas não têm o poder penalizar os governos e seus titulares. Seus pareceres indicando as irregularidades cometidas e sugerindo a tomada de providências são remetidos ao Poder Legislativo. Quando o governante tem o domínio da cena política, esses os pareceres são malbaratados e simplesmente rejeitados pelos parlamentares, normalmente aquinhoados com benesses e cargos do governo para seus cabos eleitorais. Os administradores faltosos são absolvidos, quando o mais adequado seria enviar o material para apuração do Ministério Público. No caso das “pedaladas”, pela mesma motivação, os parlamentares federais mudaram as regras durante o próprio jogo, o que é inadimissível.  

            Até por uma questão de isonomia com todos os administradores que tiveram de respeitar a LFR, durante esses seus 15 anos de vigor, o feito por Dilma e seu governo não pode ser esquecido. Não porque sua popularidade baixa ou porque setores querem o seu afastamento. Simplesmente porque um governante – independente de quem seja ele – não pode agir em desacordo com as leis ou mudá-las durante a execução para que fiquem ao seu jeito..
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet