Artigos / Wilson Fuá

16/04/2015 - 09:25

Pal pai, tal filho

            Hoje os ensinamentos de pais para os filhos são atropelados pelo excesso de liberdade, a vontade dos filhos acaba virando lei dentro dos lares, entre as famílias não existe estabelecimento de limites, os filhos são seres sem comando e sem metas, vão aprendendo ao contrário, os pais fornecem a abundância de desfrutes e as obrigações são adiadas, o respeito e sentimento de gratidão não fazem parte da sua existência, com isso a família virou uma fábrica de monstrinhos delinquentes sem responsabilidade, avesso ao trabalho, pois a facilidade de obter tudo facilmente fará da sua existência um fracasso diante dos obstáculos que a vida nos impõe, saber lidar com a dureza da vida começa desde o parto, mas muitos optam em  facilitar o seres vir ao mundo sem fazer força.

           Os pais bonzinhos esquecem que a sobrevivência do ser humano está necessariamente relacionada com o crescimento interior de cada um, desde cedo os filhos não devem receber o excesso de proteção, porque senão eles começarão a se desistir dos embates do dia-a-dia. O dever dos pais é estimular e orientar os filhos desde cedo a ter reflexões sobre a sua sobrevivência, decisões mais rápidas e procedimentos eficazes, pois cada passo na nossa evolução é constituída com responsabilidade, e por isso, que os filhos devem  viver com absoluta forma de responsabilidades e  de obrigações, e desde cedo os pais devem  impor metas a serem alcançadas, que são princípios que tornarão de cada filho um empreendedor. Ser empreendedor é concluir tarefas com sucesso,  e terá como retorno, uma vida produtiva com serviços de qualidade para si e preparando filhos  para enfrentar a sobrevivência pela vida a fora.

            O que é empreender, é saber segurar com as mãos o que a vida oferece, pois desde cedo, os filhos devem receber  como a primeira lição, o sentido das realizações das tarefas escolares e as tarefas domésticas que podem ser ensinadas aos filhos na forma de obrigação e de organização do meio em que vive, a partir do seu quarto. A cobrança de responsabilidade e repetição das lições às vezes trazem dores que são necessárias para a aprendizagem, pois sabendo lidar desde cedo com a perda ou com o êxito, teremos condições de enfrentar as situações que o dia-a-dia nos impõe.

        No dia-a-dia com as lições repetitivas, os filhos recebem uma herança cultural cheia de princípios da família, que são absolvidas em forma de exemplos dentro do próprio lar, os filhos são seres representativos da imagem dos pais, pense naquele ditado: “tal pai, tal filho”. 
Wilson Fuá

por Wilson Fuá

É Especialista em Recursos Humanos e Relações Políticas e Sociais
wilsonfua@gmail.com
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet