Artigos / Airton Reis

15/10/2014 - 14:09

Professor do saber: Viva!

Sala de aula ampliada em freqüência e êxito estudantil mais do que soletrado. Sala de aula perfilada em continência ao Brasil alfabetizado. Sala de aula de sapé em galpão improvisado. Sala de aula do infante em confronto armado e sorrateiro. Sala de aula do professor brasileiro.

Professor do saber ser mais do que cidadão. Professor do saber ser lapidado pela busca da perfeição. Professor do saber ser solidário, aprendiz, companheiro, mestre e irmão. Professor do saber compartilhar conhecimento, ciência, cultura e educação. Professor do saber em missão. Professor do saber despertar o interesse pela leitura. Professor do saber integrar o esporte e pelo lazer. Professor do saber aprender para ensinar a obrigação, o direito e o dever. Professor do saber desbastar para crescer.
 
Prova subjetiva no diário da profissão. Prova oral no cotidiano da Nação. Prova reprovada no quesito salarial. Prova bimestral cancelada em decorrência da greve geral. Prova da bala disparada no pátio principal. Prova da merenda com ares de pão amanhecido. Prova do sanitário entupido. Prova da lousa sem o devido apagador. Prova do desprezo assinada por mais de um legislador.

Professor do saber transmitir a essência inata da Fé no Criador. Professor do saber propagar a busca continuada da Paz pelo Amor. Professor do saber integrar a Humanidade pela lei de causa e efeito. Professor do saber orientar o sujeito. Professor do saber aplicar o predicado. Professor do saber harmonizar o substantivo. Professor do saber distinguir o sentido do coletivo e do individual. Professor do saber viver em concordância mais do que gramatical. Professor do saber ora simples, ora plural.

Sala de aula em poéticas saudações. Sala de aula em atuantes construções. Sala de aula em equações solucionadas. Sala de aula em aprovações continuadas. Sala de aula em prósperos dias e em noites iluminadas. Sala de aula de mãos dadas pelas matriculas efetuadas. Sala de aula presente nas chamadas. Eles vieram! Eles virão! Em cada professor, o saber de lição em lição. Vivas!
Airton Reis

por Airton Reis

É poeta em Mato Grosso
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet