Artigos / Airton Reis

24/02/2015 - 20:53

​PELA VIRTUDE MAIS DO QUE PELO OURO – “VIRTUTE PLUSQUAM AURO”

    Mato Grosso ambiental. Mato Grosso paisagem natural. Mato Grosso terra natal. Mato Grosso tribal. Mato Grosso territorial. Mato Grosso colonial. Mato Grosso imperial. Mato Grosso republicano. Mato Grosso rural. Mato Grosso urbano. Mato Grosso sertão desbravado. Mato Grosso povo miscigenado. Mato Grosso Brasil Central. Mato Grosso Floresta Tropical. Mato Grosso Cerrado. Mato Grosso Araguaia. Mato Grosso Pantanal. Mato Grosso fronteira internacional.

    Marco e Tratado. Fortaleza e força. Norte e Sul. Leste e Oeste. Bandeira e bandeirante. Ouro e diamante. Pepitas de aluvião. Minas e mineração. Mercantilismo e escravidão. Coroa e coroados. Caciques e cocar. Quilombos de além mar. Liberdade além de uma alforria. Província e capitania. Portos e porteiras. Palácios e palmeiras. Igrejas e capelas. Vigilâncias e sentinelas. Querências e querelas. Dormências e despertar. Verbo democratizar. Sujeito composto da pátria mais do que secular. Adjetivo da ordem. Predicado do progresso. Substantivo de cidadania. Coletivo de poesia.

    Virtude na ordem do dia. Virtude de geração em geração. Virtude na voz da razão. Virtude no eco da equidade. Virtude no legado da probidade. Virtude da boa vontade. Virtude da coletividade. Virtude política. Virtude social. Virtude institucional. Virtude jurídica. Virtude moral. Virtude legislativa. Virtude pública. Virtude privada. Virtude validada. Virtude perpetuada. Virtude soletrada em ensino que se faz educação. Virtude em lema latino traduzido em Brasão.

    Ouro que se foi. Ouro que permanece. Ouro de ourives. Ouro de aluvião. Ouro de cigano. Ouro da enganação. Ouro do grão. Ouro do algodão. Ouro do rebanho. Ouro da plantação. Ouro mais do que mineral. Ouro vegetal. Ouro em veio gramatical. Ouro em pepita fluvial. Ouro reluzente. Ouro brilhante. Ouro diamante. Ouro errante. Ouro perdido. Ouro encontrado. Ouro escavado. Ouro escondido. Ouro mapeado. Ouro pirateado. Ouro saqueado. Ouro lesado. Ouro majestade. Ouro sabiá. Ouro da Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá.

    Mais história. Mais cultura. Mais memória. Mais letras. Mais desenvolvimento. Mais verdade. Mais honestidade. Mais legislação. Mais direito. Mais dever. Mais obrigação. Mais justiça. Mais perfeição. Mais verso. Mais canção. Mais amor. Mais paz. Mais concórdia. Mais harmonia. Mais poesia. Mais Mato Grosso Centro Oeste do Brasil. Mais Mato Grosso nosso “berço glorioso e gentil”. Mais azul anil em firmamento estrelado. Mais branco alvejado. Mais verde conservado. Mais amarelo em mais de um predicado. Mais passado glorioso. Mais presente transformador. Mais futuro promissor. Mais Mato Grosso: Pela virtude em esplendor!
Airton Reis

por Airton Reis

É poeta em Mato Grosso
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet