Artigos / Mônica Vignardi

16/02/2015 - 15:49

Gravidez psicológica em cadelas

Conhecida como pseudociese canina, a gravidez psicológica é uma ocorrência bastante comum entre cadelas que nunca tiveram relações, e já passaram pelo primeiro cio.

Gerada em função de alterações hormonais no corpo do animal, a gravidez psicológica em cadelas pode ser explicada como um “engano” no organismo das fêmeas, desencadeando mudanças que afetam tanto a parte psicológica quanto a física do animal.  

Os sintomas são os mesmos de uma gestação real; tetas mais inchadas, aumento do abdomem, irritação, um pouco de carência, produção de leite e até agressividade. A agressão por proteção maternal é inclusive mais comum nas fêmeas que não possuem filhotes do que nas que acabaram de parir. A cadela começa a pegar brinquedos, bichinhos de pelúcia e leva para sua casinha ou caminha.

Esse fenômeno tem origem no resquício de comportamento primitivo da época em que os cães viviam com os lobos. Na natureza é fisiológico, pois em uma matilha de cães quem determina os que vão acasalar são os líderes, e alguns acasalam e outros não. Acontece que, essas que não acasalam entram no cio ao mesmo tempo que as outras. As cadelas, normalmente parem ninhadas de 6, 8 a 10 filhotes e a fêmea não dá conta de cuidar de todos, pois ela analisa os filhotes, e os mais fracos (menos prováveis de sobrevivência) ela abandona, por isso as fêmeas que não acasalam  e cuidam dos filhotes passam a ter gravidez psicológica. Isso ocorre para aumentar a perpetuação da espécie, para que mais filhotes, mais cães sobrevivam” destaca Sergio Moro (psicólogo canino).

O ideal em uma situação destas é não interromper a “gestação” do animal, pois o mesmo não apresenta riscos à saúde, e isso é da natureza delas, que dura em média três semanas. Mas para quem deseja por fim ao leite é bom passar iodo nas mamas, ou medica-la, há remédios que secam o leite, consulte um veterinário.   

No entanto, a melhor forma de resolver o problema é castrar a cadela antes do primeiro cio. Além de eliminar o problema da gravidez psicológica, há outros benefícios para saúde e comportamento. A castração precoce diminui enormemente as chances de câncer de mama e aumenta a vida saudável do animal em média 03 anos.
Mônica Vignardi

por Mônica Vignardi

Adestradora e Consultora Comportamental
+ artigos

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Monica, em 20.09.2016 às 13:27

    a minha cadela teve o primeiro cio... as mamas incharam e ficou bem volumosa. O veterinário deu uma injecao de hormonio e pediu para passar iodo meia medida iodo, meia agua nas mamas. Parece estar resolvendo, mas ela reclama mto quando passo o iodo. pergunto se Ela sente dor : quando passa o iodo

 
Sitevip Internet