Artigos / Wilson Fuá

25/01/2024 - 06:01

O poder das emendas parlamentares

           As emendas parlamentares quando não são liberadas tornam-se melhor forma para o governo ver quem está realmente do seu lado, pois o famoso “fogo amigo” são disparados por todos os lados, e quando é liberada, a governabilidade fica mais suave e o mundo político entra do eixo.

           A liberação das emendas é a melhor forma que o governo adota para acalmar os parlamentares, pois sem a liberação delas, o governo passa a ter contra si, uma legião de possíveis oposicionistas momentâneos. Na verdade os parlamentares também utilizam os mecanismos que têm nas mãos na Casa de Leis,  como o sobrestamento de pauta.

               Será que essas emendas parlamentares deveriam existir?

            O princípio legal diz que na definição dos poderes, os parlamentares fazem parte do poder legislativo, mas de posse dos valores das emendas as suas disposições, os políticos entram para o fantástico mundo da magia da transformação, passam a ter o poder de ser um executivo de ocasião e sai por ai executando obras. 
          
 Como funciona?

           O governo negocia os valores para cada parlamentar e este negocia com cada prefeito da sua base, no sentido de aplicar os valores das suas emendas nos municípios que formam a sua base, e os valores são repassados através de Convênios.

          Mas, a partir da liberação dos recursos, o parlamentar acompanha todo o desenrolar da burocracia para celebração do convênio, onde a prefeitura terá que estar com todas as certidões habilitadas; apresentar os projetos básicos; plano de execução; empenho; assinaturas e publicações no Diário Oficial, até o recurso finalmente cair na conta da prefeitura. É nesse momento exato que ocorre transformação, pois a partir daí, o parlamentar vira realmente um executivo, com capacete de operário e pranchetas de engenheiro, passa a acompanhar a execução do Objeto da obra. 

             Ao fim da Obra finalmente é chegado o grande momento da inauguração, com o descerramento da placa com festas, discursos e aplausos, mas o objetivo principal do parlamentar é angariar para si, o reconhecimento da população daquele município, que na sua “leitura” serão votos e mais votos que contribuirão para sua possível reeleição, talvez não garantida, pois o futuro só a Deus pertence. 
           
  As emendas parlamentares, coloca nas mão do poder executivo, o poder de negociar a liberação dos valores como forma de comprar os parlamentares em troca de favores, o famoso “toma lá da cá” ou “é dando que se recebe”, ou seja, tirará legalmente a possibilidade de contingenciamento de valores consignados aos parlamentares, pois hoje elas são negociadas no varejo os “famosos acordos” em nome governabilidade, excluindo possível fogo amigo. 

           O que é uma vergonha, pois o congresso é transformado num grande balcão de negócio. 

           Hoje quando essas verbas são liberadas podem até financiar festas e shows, e transforma na verdadeira farra com recursos públicos, esses recursos deveriam ser usados exclusivamente para serem  direcionadas especificamente para segurança, saneamento, saúde e educação, ou seja, o governo teria que colocar ordem no balcão de negócio. 

          Enfim, os projetos de leis que eram um medidor das atividades principais dos parlamentares, deixou de ser, e assim, o congresso nacional fica vazio e depois ficam a alardear que o SUPREMO, está legislando demais, mas devemos entender que os “os homens de preto” só decide quando é são provocados.

         Os parlamentares estão mais preocupados em serem os “estafetas de emendas”, e projetos de leis vão ficando no segundo plano.   
Wilson Fuá

por Wilson Fuá

É Especialista em Recursos Humanos e Relações Políticas e Sociais
wilsonfua@gmail.com
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet