Artigos / Prof. Gilmar Batista Marostega

20/10/2023 - 07:07

Envelhecimento da população brasileira - cenário 2030

        Num documento recente  intitulado MEGATENDÊNCIAS 2030, FIESP/CIESP, respectivamente, Federação das Indústrias e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, analisa os cenários a nível global e local (país)  para o ano de 2030, ou seja, daqui a sete anos. 

       Muitos setores são analisados, com enfoque especial sobre crescimento da população, economia e renda da população; também, foca no que o Brasil teria relevância em 2030, como é o caso da elevada produção de alimentos e energias renováveis. Mas aqui queremos dar um enfoque no envelhecimento da população brasileira. 

            Destaca o referido documento que, o Brasil tem e continuará tendo uma taxa de envelhecimento que é superior a média mundial. Hoje são 7,1% de idosos (acima de 60 anos de idade). Considerando o tal da população atual, 203 milhões de habitantes, temos 14, 61 milhões de idosos. Já em 2030, esse percentual subirá para 11,2% o que elevará o número para * 22,73 milhões de pessoas idosas. *isso sem considerar o aumento vegetativo (nascimento menos morte) da população compreendido nesse período. 

          E o que esses números nos alertam: mais idosos -  mais demandas por recursos da previdência social, mais clínicas geriátricas, medicamentos, cuidadores,  etc... Mas, também , demandas por empresas, produtos e serviços específicos a essa camada da população que detém uma renda per capita superior a dos jovens, por exemplo, que tem ainda muito potencial criativo, laboral,  conhecimento e experiência técnica em determinada profissão ou ramo do setor de trabalho. Áreas como lazer, turismo, cultura, educação voltadas aos idosos terão sempre mais demandas e oportunidades para outras faixas etárias (jovens, adultos) atuarem. 

          Especialmente, nós do Remanso Fraterno João Gabriel, ha quase 20 anos, trabalharmos com essa filosofia/missão de promover a pessoa idosa, nos aspectos psicossocial, econômico, cultural e espiritual. Os estudos como esse da FIESP/CIESP vem corroborar o que já fazemos ha alguns anos: dar suporte a uma demanda crescente aos idosos da nossa sociedade. E, o desafio maior, não é fazer POR ELES, mas fazer COM ELES, esse caminho. 

        Se esse tema lhe diz respeito, se informe, nos visite para saber e conhecer mais sobre nossa instituição 
 e, se puder, se junte a nós nesse trabalho de AMOR AO PRÓXIMO.
Prof. Gilmar Batista Marostega

por Prof. Gilmar Batista Marostega

Secretário do Remanso Fraterno João Gabriel
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet