Artigos / Hélio Santana

28/09/2023 - 11:27

FIFOLK 2023

Para quem vê apenas o espetáculo no palco, as cores, os refletores, os técnicos de som sempre preocupados para tudo sair bem, e as diversas pessoas com camisetas personalizadas e crachás com o nome do Evento, o tempo todo sempre andando para todo lado, e principalmente no fundo do palco, enquanto grupos de dança com roupas super coloridas e exóticas, aproximam-se dos camarins, orientados por Guias e Intérpretes de idiomas, é o Festival Internacional de Folclore, o FIFOLK, que realizava sua 10º edição, na Praça Barão do Rio Branco, Cáceres/MT.
 
É isso mesmo, para quem perdeu o espetáculo, ainda bem que existe o Canal no Youtube, Ponto de Cultura Grupo Chalana, e assistir tudo o que aconteceu em dois finais de semana, em plenos dias mais quentes do ano, programado entre as datas do dia 10 a 24 de setembro de 2023.
 
Muitos sentiram mas não falaram, mas que cheiro agradável é aquele que pairava no ar logo que anunciava-se a entrada das bailarinas e bailarinos do Grupo Sabor Marajoara? Que efeito embriagante continham tais fragrâncias e essências, capaz de transmutar até maus pensamentos, parecia, inicialmente ser um aroma conhecido, um perfume de flores silvestres dos campos, lançado como de propósito, para purificar e ativar a energia boa do lugar, a magia e o encantamento, junto com o toque dos tambores, ‘costurado’ por uma melodia de Flauta que soava um tipo de escala de música Árabe, juntamente com o violão e o Charango, trazendo com a alegria do Carimbó, a invocação dos espíritos ancestrais, a união pela dança e pela difusão cultural, num mar de movimentos circulares dos rebolados sensuais das belas dançarinas e belos dançarinos, era o Grupo Sabor Marajoara entrando no palco, trazendo o tempero do Pará, o axé dos nossos Povos de Fé e de Terreiro, e a cura proporcionada pelo efeito da Cultura de Paz sendo entregue e compartilhada pelo poder da arte como um instrumento de humanização.
 
O evento é um palco e uma vitrine para o mundo. Como visitante internacional, recebemos o Grupo Ballet Calden Gaucho de Santa Rosa, La Pampa, Argentina, que desde os primeiros momentos, abrilhantaram o palco com a leveza e com a delicadeza das bailarinas, juntamente com a altivez e o cavalheirismo demonstrado pelos dançarinos, que não poupava oportunidade de demonstrar carinho, romantismo e muita reverência à suas parceiras e nobres damas. O Calden Gaucho convida o coração a bailar por toda a noite, acompanhada das mais belas canções populares da Província dos Pampa, Argentina.
 
A união dos Grupos de Dança de Cáceres, Grupo Chalana, Grupo Tradição, Grupo Igarapé e os grupos convidados: Grupo os Mascarados de Poconé, Grupo Gruner Wald de Lucas do Rio Verde e o Grupo Flor de Atalaia de Cuiabá, celebraram com muita arte, alegria e profissionalismo, o FIFOLK 2023 como um grande espetáculo de imersão e intercâmbio cultural por meio da música e da dança.
 
Ficam as memórias e os registros, o aprendizado e os laços que criamos em tão pouco tempo e que nos acompanharão como boas lembranças e boas memórias dos bons momentos vividos pela vida toda. No coração, fica a espera de que muitas outras edições do evento possam acontecer.

Saúde a todos! Viva a arte e viva a Cultura de Paz!

Viva o FIFOLK e viva o Grupo Chalana!
Hélio Santana

por Hélio Santana

é ativista cultural em Cáceres-MT
+ artigos

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Adilmira Reis, em 28.09.2023 às 12:56

    Excelente artigo!! Conseguiu transmitir para o papel cada detalhe vivido no evento! Parabéns amigo!

  • por Ricardo Amanajás Vice Presidente do Sabor Marajoara, em 28.09.2023 às 12:17

    Parabéns a todos da organização do FIFOLK, belíssimo festival, a saudade fica, mais a amizade se perpétua.

 
Sitevip Internet