Artigos / Cibeli Simões dos Santos

08/03/2023 - 12:11

Uma Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Em um contexto histórico, as mulheres lutaram e ainda continuam lutando por espaços nos mais variados ambientes, desde os políticos e institucionais aos postos mais altos do mercado de trabalho. 

Nós comemoramos o Dia Internacional da Mulher neste dia 08 de março, com muitas lutas e conquistas, participamos ativamente de movimentos de reivindicação política, reivindicações trabalhistas e nos unimos e lutamos por dias em que absolutamente todas as mulheres estarão livres de atos machistas, sexistas e misóginos e terão a possibilidade de ocupar de forma igualitária espaços de poder dos mais altos cargos das instituições e do mercado de trabalho.

Historicamente, a luta feminina, iniciou-se no século 19 e 20, nos movimentos das operárias na Europa e nos Estados Unidos. As mulheres lutavam por melhores condições de trabalho, respeito, dignidade e direito ao voto. São essas mulheres que iniciaram um levante pelo direito à existência igualitária, pela dignidade e pelo direito a voz em qualquer ambiente que esteja.

A memória recorda o crime bárbaro ocorrido em 1857, em que mais de 130 mulheres operárias foram queimadas vivas, após serem trancadas em um fábrica de Nova Iorque, simplesmente por reivindicar um ambiente de trabalho salubre e digno.

A prática do silenciamento da mulher através da violência não acabou com o passar do tempo e com a evolução cultural, ao contrário, todos os dias noticiam-se crimes bárbaros e horrendos praticados contra mulheres em nosso país e no mundo. Eis, o motivo que o movimento do feminismo deve ser avalizado e aplaudido, pois, é este movimento que possibilita que tantas mulheres possam gritar e se fazerem ouvidas, inclusive, para defender suas próprias vidas e seu direito de existência.

No Brasil, apenas em 2006 avançamos contra esses crimes praticados contra a mulher. A Lei Maria da Penha nos permitiu dar o primeiro passo na legislação penal para punição de agressores de mulheres. Posteriormente avançamos com a Lei do Feminicídio que aumentou a pena máxima para essas agressões.

O Brasil ainda tem muito para avançar no campo legislativo e protetivo, e, nós continuaremos vigilantes e atentas, pois este é o nosso dever máximo, continuar trilhando o caminho da defesa incansável por igualdade em qualquer ambiente que seja, igualdade de fala e voz, igualdade material e formal e, sobretudo, por dignidade e respeito.

O esforço é conjunto e diário, o objetivo principal sem dúvida é a extirpação do preconceito e da prática das agressões em face das mulheres, através da construção de políticas públicas efetivas e afirmativas de inclusão feminina em todos os espaços institucionais e políticos.

Hoje, 08 de março – Dia Internacional da Mulher, além de uma data com significado comemorativo, deve ser um dia de reflexão, de retomada do significado ser mulher com toda luta cotidiana que enfrentamos para um caminho próspero sem medos e preconceitos, sem medo da felicidade de ser mulher, sem medo de levantar a bandeira do feminismo na luta política por inclusão, por presença e representatividade, que deve ser concretizada em todos as instituições e espaços da política institucional na construção de paridade e igualdade.

Em homenagem as trajetórias de lutas de todas as mulheres deste país e do mundo, um reflexivo, feliz e afetivo Dia Internacional da Mulher.
Cibeli Simões dos Santos

por Cibeli Simões dos Santos

é advogada e presidente da 3ª Subseção da OAB em Cáceres/MT
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet