Artigos / Adriane A. B. do Nascimento

05/09/2022 - 17:04

TEORIA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO E EXPORTAÇÕES NO ESTADO DE MATO GROSSO

A pesquisa científica com o título CRESCIMENTO LIDERADO PELAS EXPORTAÇÕES OU EXPORTAÇÕES LIDERADAS PELO CRESCIMENTO NO ESTADO DO MATO GROSSO? UMA ANÁLISE DE CAUSALIDADE TEMPORAL NO PERÍODO DE 1990 A 2021, foi publicada na Revista Nacional de Debates em Economia aplicada  pela Advogada e Mestre em Economia, Adriane B. do Nascimento.

O objetivo geral da pesquisa foi investigar as hipóteses de crescimento econômico para a economia mato-grossense, no período de 1990 a 2021. Para a produção da tese e início das investigações científicas, partiu-se primeiramente da coleta de dados econômicos do PIB (Produto Interno Bruto) e Exportações mato-grossenses, fornecidos pela base de dados do Governo, os dados da população foram extraídos da base dados do IBGE. A metodologia utilizada analisou estatisticamente, a partir de modelos econométricos, a relação de causalidade existente entre crescimento econômico e exportações para a  economia mato-grossense no período de 1990 a 2021.

Vale mencionar que ao longo de sua história, o Estado do Mato Grosso apresentou diversas estratégias de crescimento do agronegócio, com as exportações mato-grossenses alcançando volumes recordes para a economia brasileira e, fazendo do Brasil Central um destaque no comércio internacional. As exportações mato-grossenses contribuem significativamente com as receitas do Estado, sendo o território consolidado como um dos cinco maiores entes exportadores de commodities.

Vale consignar que, as hipóteses de crescimento econômico impulsionado pelas exportações reflete a visão de que políticas orientadas ao setor exportador auxiliam e estimulam o crescimento econômico. Assim, a expansão das exportações pode ser um estímulo para o crescimento da produção, sendo um importante componente para produção agregada, alocação eficiente de recursos, maior utilização da capacidade com melhorias tecnológicas. Assim, investigar se essa relação flui da causalidade das exportações para o crescimento econômico ou vice e versa, é uma abordagem relevante para economia, por ser um fio condutor para fomento e implementação de políticas orientadas ao comércio internacional e aos investimentos de infraestrutura em todo território mato-grossense.

Em pesquisa semelhante realizada no Chile, os pesquisadores Faleiro e Alves (2008), realizaram um estudo para o modelo de crescimento baseado nas exportações para os países da América Latina, dentre eles Chile, México e Brasil. Os resultados obtidos na pesquisa possibilitaram a descrição das séries da taxa de crescimento a partir da alternância de quatro regimes diferentes: a) baixo crescimento endógeno do produto e das exportações; b) alto crescimento endógeno do produto e baixo das exportações; c) baixo crescimento endógeno do produto e alto crescimento das exportações; d) alto crescimento endógeno do produto e das exportações.

Os regimes supracitados caracterizam a combinação entre as altas e baixas taxas de crescimento do produto e das exportações, o que possibilitou a expansão da análise de forma contínua ao longo do tempo, sugerindo, portanto, evidências de crescimento orientado pelas exportações, contribuindo significativamente para fomento de políticas públicas focalizadas. No Brasil, as evidências apontadas por Faleiro e Alves, destacam que nosso país possui uma dinâmica de crescimento que ora é conduzido pelo mercado doméstico, ora pelas exportações.

No caso da investigação científica para o Estado de Mato Grosso, os resultados apontam em duas direções, pela evidência da prevalência das duas hipóteses de crescimento econômico. Ou seja, em que o crescimento econômico impulsiona as exportações, assim como as exportações impulsionam o crescimento econômico, uma relação de retroalimentação entre essas duas variáveis econômicas.

Estes resultados sinalização para a adoção de estratégias do aumento do volume de exportação e, políticas criadas com fito de garantir a competividade do setor exportador mato-grossense com o mercado internacional. Em cenários de estímulo ao crescimento econômico, um dos caminhos é no sentido da aplicação de melhorias e avanços na rede de infraestrutura – sistema logístico de todo território mato-grossense, para escoamento da produção com maior eficiência e produtividade.  Outro fator necessário é investimento e esforços na especialização e capacitação da mão de obra (educação e cursos técnicos), com fito de contribuir para abertura e possibilidades na elevação de renda da população.
 
Link para acesso ao artigo científico: Vista do CRESCIMENTO LIDERADO PELAS EXPORTAÇÕES OU EXPORTAÇÕES LIDERADAS PELO CRESCIMENTO NO ESTADO DO MATO GROSSO? UMA ANÁLISE DE CAUSALIDADE TEMPORAL NO PERÍODO DE 1990 A 2021 (idp.edu.br)
 
Adriane B. do Nascimento.
Advogada, Especialista em Direito Societário. Especialista em Direito Individual e Coletivo do Trabalho. Mestre em Economia. 
 
 
REFERÊNCIAS
 
FALEIROS, P. M.; ALVES, D. C. O. Modelo de Crescimento Baseado nas Exportações: Evidências Empíricas para: Chile, Brasil e México em Perpectiva não Linear. Disponível em: https://anpec.org.br/encontro2008/artigos/200807170923500pdf.origin=public/.
 
LEIPNITZ, D. S. Teoria do crescimento liderado pelas exportações ou teoria da exportação liderada pelo crescimento no Brasil, 1947-2011: uma análise de causalidade. Centro de Estudos e Pesquisa em Economia e Gestão Governamental, Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Economia e Finanças. Brasília, 2013.
Adriane A. B. do Nascimento

por Adriane A. B. do Nascimento

Sócia Administradora do Escritório Simões Santos & Nascimento – Sociedade de Advocacia, graduada em Direito pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Especialista em Direito Societário. Especialista em Direito Individual e Coletivo do Trabalho. Mestre em Economia. Mediadora Privada.
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet