Artigos / Túlio Fontes

01/07/2022 - 11:49 | Atualizado em 01/07/2022 - 15:40

A nossa parte contra a Covid-19*

A vacinação contra a Covid-19 foi fundamental para estancar o pico de infecção e de mortes pela doença, continua sendo essencial e será sempre a melhor medida de prevenção. Quem se vacina, aumenta as defesas contra o vírus. E, mesmo que seja infectado, desenvolve quadros bem menos sérios, com sintomas mais leves. 

O alerta é necessário porque os casos positivos de Covid-19 continuam em alta em nosso estado, sendo, por isso mesmo, importante que as pessoas completem todo o esquema vacinal. 

Nos últimos 30 dias, os casos confirmados de Covid-19 aumentaram 534% em Mato Grosso e os falecimentos decorrentes da doença subiram 231% no mesmo período. Os números são da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que alertou ainda que 91% dos 101 pacientes internados em UTI’s são pessoas que não se vacinaram três vezes. 

Fazer o ciclo completo da vacinação é uma ação de cuidado com a saúde não apenas do indivíduo, mas de todos ao seu entorno. Se você está vacinado, as chances de transmitir o vírus caem, assim como a probabilidade de você precisar de cuidados intensivos. 

E não é falta de vacina. Recentemente, a SES informou que o estado de Mato Grosso tem 646 mil doses disponíveis, de diferentes fabricantes (Coronavac, Pfizer, Astrazeneca e Jansen). 

Apenas com o avanço da vacinação foi possível voltarmos a uma normalidade relativa, em que podemos passear, visitar pessoas, participar de eventos e suspender a obrigatoriedade de usarmos as máscaras. Porém, com o incremento no volume de infectados, o sinal de alerta volta a ser acionado. Afinal, são 759.242 casos já confirmados em Mato Grosso, desde o início da pandemia. 

Escrevo sobre isso porque ontem, após testar positivo para Covid-19, passou um filme em minha cabeça. O quanto amadurecemos como sociedade após a pandemia. Vimos os centros de pesquisa, a ciência, fazer a sua parte e, em tempo recorde, nos oferecer vacinas eficientes. 

Se hoje, isolado em casa, em repouso e com sintomas leves, consigo tocar minhas atividades serenamente, é porque cumpri à risca as orientações. Me vacinei, meu sistema imunológico está forte. Embora ninguém esteja imune ao vírus, é um outro cenário que vivemos hoje. Estou em tratamento e no caminho para a recuperação. 

O que não podemos é baixar a guarda. Ainda vamos conviver por um tempo com o ‘novo’ coronavírus. A quarta dose da vacina chegou para quem tem mais de 40 anos e é questão de tempo que a população seja novamente imunizada e, assim, protegida contra a doença. 

Cabe a nós, cidadãos, fazermos, cada um de nós, a nossa parte. Prevenir, cuidar um pouco mais, nos vacinar: a melhor medida de saúde é fazermos o que for possível para minimizarmos nossos riscos de adoecermos. Esse é o caminho. 
Túlio Fontes

por Túlio Fontes

Túlio Fontes é advogado. Foi prefeito de Cáceres por duas vezes e hoje é suplente de deputado estadual.
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet