Artigos / Padre Jair Fante

24/01/2022 - 08:55

Fraternidade e Educação: Fala com sabedoria, ensina com amor

Educar é um ato eminentemente humano. Somos renovados quando aprendemos mais a respeito da vida e seu sentido. Quando acessamos novos conhecimentos descobrimos que, em nós, existe uma profunda sede de aprender e ensinar. Em fins, aprender e ensinar compõem o nosso modo de viver humano.

A Igreja Católica no Brasil, atenta às novas realidades que nos circundam, neste novo milênio, propõe, para este ano de 2022, a Campanha da Fraternidade cujo tema é: “Fraternidade e Educação” e, tendo como lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

Se olhamos com atenção ao nosso entorno, percebemos que tantas coisas nos têm acontecido nos últimos tempos: processos de luta e de luto, de desmoronamento familiar e social, de enfrentamentos religiosos e políticos, de pressões externas e cobranças internas, de superexposição midiática e, mais recentemente, uma pandemia desconcertante que nos atinge em todos os níveis vivenciais. Em contextos assim, não basta imaginar que o próprio caminhar da sociedade será suficiente para equilibrar as relações humanas.

No que concerne à educação juvenil, também não é suficiente oferecer um pacote de informações visando habilitar nossos jovens ao acesso universitário. Juntamente com uma valiosa informação há que formar a nova geração para uma maneira adequada de viver; isto se chama educação integral.

Corre-se o risco de ter uma geração altamente informada, mas com poucos valores, tais como, caráter, dignidade, respeito pelo diferente, pelas coisas alheias ou a “res pública”, etc. Destarte, o conhecimento, de per si, não é suficiente para o equilíbrio de uma sociedade. Já asseverava o pensador Goette que todo conhecimento ou ideia, por mais valiosos que sejam, se não levados à prática, morrem no nascedouro.

O Papa Francisco assegura que “a educação será ineficaz e os seus esforços estéreis, se não se preocupar também por difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza” (Encíclica ‘Laudato Sì’, 2015).

Assim, é necessário pensar em uma educação a partir das novas realidades do ser humano hodierno, para o contexto atual, considerando os aspectos mais relevantes e que estão em constante transformação. Daí decorre a importância deste tema proposto pela Igreja Católica para este ano de 2022 no Brasil.

Não podemos desconsiderar a importância da Educação, porém, uma educação que contemple, além do conhecimento, a preparação para o diálogo, para as relações interpessoais, para o compromisso socioambiental e a redescoberta das motivações mais profundas ao próprio ato de educar uma geração.

Oxalá, este tema nos leve a alargar o horizonte da educação, entendida, não apenas como um ato escolar, como transmissão de conteúdos para a vida profissional. Estes são, sem dúvidas, aspectos importantes, porém, não únicos e nem suficientes. Há que se perguntar também, sobre os motivos, a abrangência e as metas do próprio processo educativo. Se o barco da educação desconsidera este “porto seguro”, estará sempre à mercê dos vendavais e tempestades circunstanciais. Ou cuidamos do broto ou seremos privados de frutos de qualidade, tanto no presente quanto no futuro. Portanto, falemos com sabedoria, ensinemos com amor!
Padre Jair Fante

por Padre Jair Fante

é Coordenador da Pastoral da Diocese de São Luiz, com sede em Cáceres-MT
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet