Artigos / Valdinei Felix

15/06/2021 - 07:52

Sabores de minha infância

Você já sentiu o cheirinho de um café as 5h da manhã feito em um fogão à lenha?
 
Nasci em 1975, viviamos na fazenda região pantaneira fronteira com a cidade de San Matias- Bolívia. Com 6 ou 8 meses de idade eu vim morar na cidade, mas das nossas inesquecíveis férias na fazenda ficaram empreguinadas em minhas memórias muita coisa boa que hoje quero falar um pouco das heranças gastronômicas que levaremos culturalmente para sempre. Não sou especialista em gastronomia ou qualquer tipo de formação nessa área por isso o que trago aqui é apenas minha lembrança de criança dos cheiros e sabores que vi , senti e somente tempos depois, já homem feito e com a perda do meu pai, fui saber valorizar o que como criança eu não soube apreciar. Especificamente isso tudo me ocorreu com certa clareza quando andando pelo centro de Cáceres senti o cheiro de carne com banana verde que saia flutuando de um dos resistentes casarões que ainda servem como residência , um turbilhão de lembranças,  pensamentos nostálgicos e saudosismo se derramou sobre mim, quase não.
 
consegui dar o passo seguinte porque me lembrou com clareza de detalhes as poucas vezes que meu pai me levava em visita à casa de seu irmão gêmeo meu inesquecível Tio Tutico" e sempre la em sua casa tinha essas comidas,(eu tinha então uns 6 anos de idade) a mistura dos temperos,  o cheiro característico do caldo grosso em que se transforma , os  temperos, pimenta malagueta  e a tradicional vasilha de farinha de mandioca  sempre à mesa para dar aquela mistura, eu realmente me senti um idiota por não ter, na época, apreciado como merecia todo esse capricho da nossa cultura gastronômica. Por um instante me dei conta de tantos momentos de sabores recentidos, como se um cheiro fosse a chave de uma porta esquecida de um armazenamento psicossomático ou seja, tudo aquilo que me construiu no que penso que sou hoje, mas isso pode ser uma outra conversa, afinal estamos sempre nos construindo inclusive essa ficha que caiu sobre a valorização que eu considerava que entendia sobre tudo que vivo nesta cidade,  mas não,  não somos somente o que pensamos ser, somos uma soma de muitos valores  e atributos que somados ao longo de uma vida forma e transforma o conjunto,  o conjunto de gente, povo , civilização. 
 
Minha tia Dalva, ainda vive na Corixa, região específica da fronteira com a Bolívia onde então originou minha família,  e posso garantir, não existe um café com bolinho-de-chuva mais saboroso que o dela, talvez pelo fato de ser parte de momentos mágicos de criança que vê tudo diferente? Não! Eu ainda vou até lá e afirmo, não tem melhor.

Dentre tantas lembranças  ainda posso citar  a maravilha do churrasco assado com espeto de pé de boi na lenha de angico, já sentiu esse cheirinho e esse sabor? Um ébano.
 
Nessa localidade,  especificamente na Fazenda Jaraguá,  propridade do meu pai herança deixada por meu historico avô Manoel Felix de Macedo , terra onde nasci (... onde nasci, onde não morei mas que conheci e não esquecerei...fiz um soneto sem métrica sobre isso) lembro-me  com muita emoção até da carne com arroz às 5h da manhã , (famoso quebra torto da piaozada) feito pelo abilidozo parceiro de sempre , nosso inesquecível e finado  Genezio, um pantaneiro preservado pela cultura mas de sabedoria sempre observadora, raíz.
 
Ele mesmo também preparava a carne com mandioca e embora tinhamos na fazenda uma geladeira a gás o bom mesmo era a carne conservada na lata de banha. Que sabor divino.
 
Quem não tomou leite no curral em um caneco esmaltado já adicionado canela e açúcar e o leite tirado na hora às 6h da manhã,  leite morno na temperatura do animal não sabe o que é umas férias na fazenda.
 
Para o almoço Minha mãe fazia um nhoque de mandioca com carne picadinha que nunca mais vi
, minha tia Preta ( apelido da tia Ana Maria) sabia como ninguem refogar um giló temperado com pimenta do reino.

Nosso finado amigo Célio Silva, vendia os pãozinho com molho de carne e pimenta de cheiro que minha mãe preparava para os pedreiros que trabalhavam na construção da nova sede da prefeitura na Av. Getúlio Vargas.
 
Hoje ainda faço em casa paçoca de pilão de carne seca acompanhada de banana frita. Carne seca cuja origem era alimentar por longos dias a comitiva que tocava boiada pantanal adentro.
 
Nosso magestoso Rio Paraguai,  quanta fartura, caldo de piranha, bagre ensopado, um fritinho de lobó inteiro, mugica de pintado e o pacú assado. A carne amarelada da giripoca cozida com mandioca.
 
A feijoada Mato grossensse de tutano de boi é de um sabor que meche com nossos mais profundos sentimentos, embora a ja tradional e nacional feijoada carioca também seja muito boa, a nossa feijoada nos remete à tropas de boiada e vida pantaneira.
 
Paozinho de forno à lenha da vovó Áurea mais manteiga caseira, era nosso lanche da tarde.

Uma rapadura de cana para adoçar toda essa comilança ( e ainda ajuda rebater a cachaça.)
 
Me lembro com muito carinho de tanta gente que tinha o dom e a magia da transformação dos alimentos e infelizmente não conseguirei citar todos aqui , e tantos pratos e especiarias que nossa riquíssima cultura nos proporciona,  hoje observo os diversos fast food disponíveis no comércio de alimentos em Caceres,  que saibamos conviver com toda cultura, que sejam todos bem vindos para nossa apreciação, muita coisa boa, todos com oferta em delivey inclusive, mas sinto falta também das nossas coisas, de quando alguém vem de outras cidades e  região nos visitar e podemos oferecer o que só existe aqui, compartilhar esses sabores que aos poucos vão em degradē perdendo seu valor, meus filhos conhecem bem pouco,  mas como disse texto acima , sempre estamos em transformação mas é preciso preservar com sabedoria para nunca nos esqueçamos de quem realmente somos. Nossa cultura e nossa gente, nós temos identidade.
Valdinei Felix

por Valdinei Felix

é empresário em Cáceres-MT
+ artigos

Comentários

inserir comentário
8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Marcia Praxedes - Consultoria Financeira, em 12.04.2023 às 18:34

    Essa riqueza de detalhes só me deixou com água na boca rsrsrs, eu estive no Sesc Pantanal que fica em Poconé e afirmo que o tempero da região foi um dos melhores que já comi na vida. Também espero que possamos olhar o futuro, mas sempre preservando as raízes e principalmente a "comida de verdade"

  • por Zé Luiz(Ratinho), em 27.06.2021 às 13:30

    Só hoje tive oportunidade de ler esse lindo texto Félix, amigo meu de infância apesar de ser 8 anos mais velho que você. Infancia que passamos em baixo daquele lindo mangueiral do saudoso Sr. Costa e Dona Catarina, aquilo sim foi uma infância sadia, maravilhosa quando brincávamos de carrinho, cola pau, jogava taco, etc... tudo isso à beira da daquela grandiosa lagoa onde hoje passa rua dos rubis e topázios , fazíamos garapa(caldo de cana) comíamos aquele delicioso pãozinho com carne que sua mãe D. Dênis fazia todas as tardes e inúmeras outras coisas que fazíamos. Que tempo maravilhoso aqueles anos 80 sinto saudades de tudo. Um abraço enorme pra você Félix e que você continue com esses textos maravilhosos...

  • por Giulliano Garcia, em 17.06.2021 às 09:25

    Parabéns Felix pelo texto. Como cacerense, filho de Cacerense de várias gerações, não sabia que vc é parente bem próximo do meu querido e amado Tio Gordo ( Manoel Félix de Macedo) casado com Tia Maria( irmã da minha mãe). Bela história, boas recordações e novas descobertas de uma aproximidade familiar.

  • por valdinei felix de macedo, em 15.06.2021 às 14:03

    Amigo leitor, fique a vontade para fazer seus comentarios, dar sugestões para proximo assunto.

  • por Maria Luiza, em 15.06.2021 às 12:18

    Que bom ouvir um pouco dessa lembrança, enaltecendo a cultura do interior do Mato Grosso e da nossa cidade: Cáceres!

  • por JOCINEIDE MACEDO KARIM, em 15.06.2021 às 10:34

    Lindo texto! Parabéns!

  • por Edilson Viana, em 15.06.2021 às 10:29

    Um belo texto, de quem realmente aprecia o que é tradição de um povo!Parabéns primo Félix

  • por Júlia, em 15.06.2021 às 09:49

    eu adoro suas histórias!! são encantadoras. fiquei com muita vontade de provar todas essas comidas

 
Sitevip Internet