Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

28/01/2015 - 13:24

O PT e a fome das pensionistas

            As associações representativas de servidores públicos travam grande luta para ter reconhecido o direito de todas as pensionistas receberem as justas pensões equivalentes a 100% dos salários dos seus instituidores falecidos. Provamos na justiça que a legislação antiga, fixando as pensões em 75%, foi derrogada pela nova Constituição. Por conta disso, muitas pensionistas já tiveram o provento reajustado e outras esperam apenas decisão judicial que as beneficie diretamente.
       
     No mesmo momento em que travamos essa batalha, observamos o governo federal atuar na contramão da história social, baixando para 50% a pensão das mulheres e dependentes dos trabalhadores e aposentados do INSS que vierem a falecer a partir de fevereiro próximo. No mesmo pacote de maldades, a presidenteDilma Rousseff também incluiu medidas que dificultam a obtenção do seguro-desemprego.
     
       As centrais sindicais protestaram e o governo já mostra disposição de rever o seguro-desemprego, mas se mantém firme no propósito de cortar pela metade a pensão das viúvas. Dilma chama isso de “ajuste” ou “medida protetiva”, pouco ou nada se importando com a dificuldade que as velhinhas vão enfrentar para continuar suas vidas.
           
 É difícil acreditar que o governo de um partido que surgiu do seio das greves e das reivindicações trabalhistas esteja agindo de forma tão insensível. Em vez de cortar seus próprios gastos – 39 ministérios e milhares de cargos de confiança que servem de moeda de barganha política –, vai buscar o equilíbrio às custas da dificuldade e da fome das viúvas. Se não reagirmos contra essa monstruosidade, cai por terra uma importante conquista social dos trabalhadores, que já penam com os penduricalhos aplicados ao bolo da previdência social. Pagamentos de auxílios a reclusos, trabalhadores que nunca contribuíram e outros são benesses sociais, que o governo deveria custear através do Tesouso, são o motivo dos aposentados terem achatados seus proventos. Infelizmente, o bolo não é cortado apenas entre aqueles que ajudaram confeccioná-lo. E, com maior número de pedaços, o pedaço de cada um fica menor.

            Essa maldade que o governo do PT, mercê de sua incompetência administrativa, comete contra as viúvas dos trabalhadores, não pode prevalecer. Pena que ainda não inventaram a greve de aposentados e pensionistas. E as centrais sindicais? Se contentarão apenas com a solução do seguro-desemprego? Há que se pressionar o governo e o Congresso Nacional para evitar o vigor e a aprovação dessa insanidade econômico-social...
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet