Artigos / Wilson Fuá

09/04/2021 - 08:28

O mundo do Cururu e Siriri em Cuiabá

             Só para ilustrar e não querendo ser professor para neófitos em história sobre coisas da cuiabania, vamos relatar o que é  o Siriri e o Cururu, de um modo mais simples e de acordo com as nossas vivências e observações pessoais:

               O Siriri é dançado e cantado por homens e mulheres, sendo também bastante apreciado pelas crianças, era festa de terreiro que varava  noite e ia até o dia clarear, tendo em suas cantigas, versos com  palavreados dos cantos simples e repetitivos,  fácil para  decorar e a animação da dança tinha a sua formação em roda, depois passa pela formação em fileiras, onde os dançarinos  batia as  palmas das mãos  entre os componentes das fileiras opostas e cantando em voz alta seguia em ritmos alegres e vibrantes.
       
      O Siriri é uma dança cantada em ritmos frenéticos, tendo usualmente a composição em pares, e vestimentas de forma bem coloridas, (antigamente era usada a própria roupa da festa).  Já os instrumentos na sua forma mais rude são compostos de: Viola de Cocho, Ganzá e um Mocho (banco de madeira com  quatro pernas e revestido de couro de boi) e os cantadores com ritmo forte vai na  mesma toada dos componentes da dança, só que o ritmo é mais rápido do que as cantigas dos cururueiros,  vão formando quadras  com  cantiga em versos sobre amores,  a natureza, os costumes regionais e fatos políticos.
    
     Muito se discute a  origem do Siriri, tendo  muitas versões, sendo que  a  mais aceita é que existe um formigão com asas que anda dando volta em si mesmo, e  que também é chamado de  “cupim de asas” que movimenta  na mesma forma da dança, e que geralmente sai voando após o final das chuvas, tem até um ditado que diz: “Siriri saiu, chuva parou”.

            O Cururu é composto de músicas e danças executadas apenas por homens em forma de roda, não há participação de mulheres ou crianças, onde os tocadores de Viola de Cocho balança de um lado para outro, dentro da roda,  folgando dentro da roda em passos iguais,  ( sem encostar  uns nos outros), assentando ora o pé esquerdo, ora o pé direito e finalmente batendo os dois pés em forma de dança até quase a ajoelhar-se, e durante a dança as violas quase chegam a tocar uma viola na outra.

          Nos terreiros das fazendas os cururueiros, reuniam em grupos de  cantigas e a própria danças dos tocadores de cururu eram realizadas no terreiro próximo a casa da festa, é o lugar onde cantadores soltavam  suas vozes fortes que chegava até a engrossar as veias do pescoço. Eram toadas tradicionais e as cantigas eram feitos de improvisações criativas dos cantadores, com temas de amor, religião e causos inventados  na hora.                     
           
Instrumentos usados: Viola de Cocho, Ganzá de Bambu, Pandeiro feito de pele de Cotia ou Veado e Mocho revestido de couro de boi. São os próprios cururueiros que confeccionavam  os seus instrumentos, com técnicas próprias que  iam  passando de pai para filho, com isso a cultura seguia  perpetuando e vencendo o tempo.
         
Tanto o Siriri como o Cururu, fazem  parte das danças tradicionais dos ribeirinhos e dos pantaneiros, e fazem parte da tradição das pessoas humildes que reuniam nas fazendas e lugarejos, e  realizavam  grandes   festas populares e religiosas. Sempre  após as rezas aos Santos Festeiros, começa o  momento mais alto da festa, com as apresentações das danças de siriri e cantigas dos cururueiros   varando a  noite e a alegria regada com uma boa pinga (com raiz de bugre e nó de cachorro)  e  essa alegria da festa entravam pela mata adentro quebrando  o silêncio da noite, o som das cantigas forte dos cururueiros   eram ouvidas a longa distância e acordavam  a vizinhança, e a pessoas, partiam seguindo a barulheira vindo das festas, e  chegavam em lombo de cavalos ou carros de boi, assim a festa seguia  até o dia clarear . 

        Contavam uma história, que durante a cantiga, um cururueiro na sua dança, rodopiou muito forte, e ralou seus olhos numa espinha de laranjeira, e gritou bem alto:

Furei meu olho,
Ai, ai, ai, ai
E outros responderam:
Furou, furou, furou, furou
Mas doeu,
Doeu, doeu, doeu.

Mas na verdade ele tinha ralado os seus olhos de verdade, porque o terreiro estava meio escuro e o pé de laranjeira estava muito próxima  da roda de cururu, e com a cabeça cheia de pinga e com o rodopio muito forte ele foi parar na espinha da laranjeira. 

            Tudo que se relaciona com a cultura cuiabana, está intimamente ligado  as cidades que tem  história comum  com a cuiabanidade: Várzea Grande;  Santo Antônio do Leverger; Barão de Melgaço; Nossa Senhora do Livramento; Poconé;  Cáceres; Rosário Oeste e Diamantino e outras até o meio norte do estado.

        Essas cidades mais antigas têm a mesma formação cultural de Cuiabá,  toda a culinária e costumes são praticamente iguais. A cultura das danças de Siriri e cantigas de Cururu estão  espalhadas  nas  redondezas dessas cidades,  fazem parte das festas das fazendas e lugarejos, onde se formavam grupos que preservavam nos seus conhecimentos pessoais e eram  passados  de pai para filho, que vai desde a confecção das Violas de Cochos, Ganzás, Mocho, e  preservando  também o jeito de cantar e dançar,  impressionante  é que essa cultura já demanda três séculos e apesar dos meios de comunicações divulgar de forma precária (em épocas passadas)  essa cultura foi  preservada por todas essas cidades circunvizinhas de Cuiabá.

     Cabe a nós cuiabanos, que amamos esta terra mãe,  a obrigação de preservarmos essa cultura linda que é genuinamente nossa, não deixe que esses falsos formuladores de programas culturais que tomaram conta de Cuiabá e alguns dirigentes sem cultura e sem respeitar a histórias dos ancestrais, queiram um dia acabar com o Cururu e o Siriri.  Não deixe que essas pessoas que não tem nenhum compromisso com o nossa história, possam impor aos nossos  jovens,  cultura alienígena  do seu mundinho em desfavor do Cururu e do Siriri, temos que  exigir que respeitem a nossa cultura e a nossas  tradições.

    Um recado aos que não são  cuiabano, mas  fizeram de Cuiabá a sua segunda morada:  procurem integrar-se  a nossa  felicidade, procurem   ter um espírito  festeiro, respeitem a nossa história, pois  quem  sabe um dia ficando por aqui,  terão filhos cuiabanos que amarão  esta terra como nós que também nascemos aqui.
Wilson Fuá

por Wilson Fuá

É Especialista em Recursos Humanos e Relações Políticas e Sociais
wilsonfua@gmail.com
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet