Artigos / Ingrid Anne Schmidt

27/01/2015 - 13:44

Chás Industrializados x Chás caseiros

O chá é uma bebida clássica no Inglaterra, Japão mas, cada vez mais as pessoas tem aderido este hábito de tomar chás no Brasil. Para manter todas as propriedades é interessante estar atento em como está comprando e tomando.
 
Os chás vendidos prontos - engarrafados ou em embalagens tetra pack (como as do leite), contém menos polifenóis do que se feitos em casa com a erva.
 
Os polifenóis são as substâncias antioxidantes (previnem o envelhecimento), antiinflamatórias e que possuem propriedades anticâncer, antidiabéticas, anticolesterol alto, entre outros benefícios.
 
Os chás prontos (engarradados) além de conterem menos polifenóis contém outras substâncias em grandes quantidades como açúcares ou adoçantes, o que é uma grande desvantagem. Os chás verde e preto preparados em casa contém entre 40 e 150 mg de polifenóis por xícara. Já algumas marcas podem conter entre 1,5 - 40 mg mg de polifenóis na mesma quantidade.
 
Desta forma, o ideal é preparar o chá em casa ou comprar chás caseiros (feitos no dia).
 
Para preparar seu chá: coloque a água para ferver e quando surgirem as primeiras bolhas apague o fogo. Acrescente a erva (1 colher de sopa rasas em 500ml de água ou 1 colher de chá para 1 xícara de 150ml de água). Abafe por 5 minutos e coe.
 
O chá pode ser bebido na hora ou gelado até 24 horas após o preparo. O ideal é não adoçar, mas se não conseguir ingerir puro adicione 1 colher de chá de mel ou açúcar demerara ou açúcar de coco para 1 xícara.
 
A canela em pau ou o gengibre podem ser utilizados para modificar o sabor, ajudando as pessoas que estão iniciando no consumo do há e não estão acostumadas e tomar sem adoçar. Porém, todas as ervas “durinhas” (como o cravo, gengibre, hibiscos), precisam ferver  junto na água durante 60 segundos. 
Ingrid Anne Schmidt

por Ingrid Anne Schmidt

Nutricionista especialista em nutrição clínica; pós graduada em nutrição clínica e funcional.
Atendimento: Clínica Gastro e Derme (3223-4753).
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet