Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

27/01/2015 - 12:43

A Inteligência do Copom Regional

            Para fazer frente ao crescente índice de criminalidade, o Copom Regional, que a Polícia Militar começa a colocar em funcionamento nos próximos dias, mudará completamente o conceito de atendimento às ocorrências policiais. Em vez do atual atendimento local e com poucos recursos, todos os telefonemas dos números 190, 192 e 193– que hoje funcionam em separado - serão atendidos pela grande central, instalada na sede Comando de Policiamento da área e, no mesmo telefonema, serão encaminhadas todas as providências necessárias (polícia, bombeiro, ambulância, etc) com melhor e mais rápida resolução ao problema apontado pelo solicitante.

Existem 10 Comandos de Policiamento do Interior (CPI) e alguns na capital, denominados Comando de Policiamento Metropolitano (CPM). O projeto do governo é instalar um Copom Regional em cada um deles, funcionando com  quadro de pessoal próprio, onde se inclui policiais aposentados que ali serão contratados, liberando os soldados temporário – hoje empregados no Copomlocal -  para as atividades burocráticas dos quartéis, que motivou a contratação desses jovens estagiários.

            O Copom Regional de Bauru, por exemplo, deverá atender, monitorar e orientar as ocorrências de 89 municípios (regiões de Bauru, Assis, Jaú, Lins, Marilia, Ourinhos e Tupã). Dotado de alta tecnologia, rede de computadores em fibra ótica, câmeras e outros recursos, os 120 atendentes terão em suas mesas de trabalho todos os recursos para receber direta e rapidamente da população as informações sobre os crimes e ocorrências e, de imediato, acionar as viaturas policiais, de socorro, resgate ou combate a incêndio mais resgate, ambulâncias, e até os helicópteros da base regional. Se numa cidade como Macatuba, por exemplo, há um assalto a banco ou outra ocorrência de vulto, assim que recebe a informação, o Copom pode, além de acionar as viaturas locais, deslocar as de municípios vizinhos e inclusive a Polícia Militar Rodoviária para bloqueio nas estradas e vias de acesso, assim como deslocar o helicóptero para a atividade de acompanhamento aéreo e orientação às equipes de terra. É toda uma estrutura moderna e dinâmica empregada com agilidade no combate ao crime e em socorro às vitimas de acidentes e sinistros.
 
            A rapidez e a eficiência das comunicações serão as grandes aliadas da PM no seu novo esquema de Copom Regional. O conjunto compensará eficientemente a ausência dos Copoms locais, pois todas as forças de socorro estarão presentes. A informação rápida e disponível a todos os operadores da polícia e de socorro, tornará o atendimento mais dinâmico e, de quebra, sempre gerará informes para auditoria e aperfeiçoamento dos serviços.

            As queixas sobre demora no atendimento a ocorrências tendem diminuir ou até acabar a partir do momento em que o Copom Regional estiver em operação plena. O planejamento da PM prevê instalar 15 unidades, sendo uma na capital, quatro na região metropolitana e dez no interior. É o prenúncio de um novo tempo na segurança pública, com o melhor aproveitamento da tropa e dos recursos da corporação...
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet