Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

23/01/2015 - 11:42

Charlie Hebdo, Indonésia e nós

            Inesperadamente, assim como um tsunami, Cherlie Hebdo, Indonésia e extremismo inundaram o noticiário mundial. Muitos do povo nem sabiam que o jornal francês, com tiragem de modestos 60 mil exemplares, é instrumento de perigosa sátira religiosa e abrigava tantos produtores de cartuns e charges. Assim como poucos tinham conhecimento de que a Indonésia com sua cultura, que deve ser respeitada, controla e pune com mão-de-ferro quem ousa traficar drogas em seu território. Sabia-se apenas tratar-se de um arquipélago no sudeste asiático, onde o turismo e o comercio são importantes.

            Por conta do ataque à redação do jornal francês e da execução de traficantes – inclusive um brasileiro – esses elementos são hoje destaques. Situações geradas pelo radicalismo de uns e de outros. Toda vez que se contesta religiões ou valores - independente de quais sejam – cria-se animosidade que pode ir a extremos, pois mexe-se no subjetivo terreno da fé. Quando se desrespeita as leis e convenções de um pais ou sociedade, assume-se os riscos. São situações perigosas que os envolvidos não podem ignorar.

            O mundo vive um período de contestações e, principalmente, de anarco-democracia. Sob o pretexto de exercer o próprio direito de expressão, de crença e até o simples direito de ir-e-vir,arrepia-se as leis e regulamentos e ainda busca-se a solidariedade de terceiros para os atos cometidos. Por mais democrático que isso seja, os jornalistas-chargista franceses sabiam onde estavam mexendo. Isso, no entanto, não dá o direito aos ofendidos, por mais ofendidos que estivessem, de matá-los. Da mesma forma, quem vai traficar ou cometer qualquer crime, sabendo que isso pode terminar em pena de morte, não é credor de solidariedade (a não ser a humana).

            Esses exemplos, vindos de situações extremas, servem para balizar a vida em sociedade. Todo cidadão é obrigado a cumprir e respeitar as leis e, não o fazendo, arca com as consequências. Vivemos no Brasil um tempo em que as leis são pouco observadas e – o pior – as autoridades parecem impotentes para fazer valer o império da lei, ou até usuárias e comprometidas com grupos ou pessoas que promovem a arruaça, a desordem e a ilegalidade. Quando isso acontece, o radicalismo e a barbárie se fazem presentes através da corrupção, de roubos, seqüestros, chacinas e uma enorme gama de crimes. Precisamos resolver isso, enquanto é tempo. Se não resolver, talvez, um dia, a solução também esteja na extrema pena de morte...
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Davino Padilha, em 26.01.2015 às 11:04

    Parabéns pelo artigo, é exatamente isto. Atacar a religião alheia é crime, no entanto, é absurda a forma como os jornalistas foram executados sem serem submetidos ao crivo do contraditório e a ampla defesa dentro de um processo legal. Sobre o caso Marco Ercher ao chegar na Indonésia tem vários cartazes comunicando que há pena de morte para o crime de tráfico de drogas e também entregam um folheto para cada pessoa, ou seja, afronta a lei quem quer de forma consciente.

 
Sitevip Internet