Artigos / Mônica Vignardi

19/01/2015 - 11:58

Agressividade canina

   Após a divulgação de diversos casos de acidentes envolvendo cães de raças consideradas agressivas, a preocupação dos proprietários cresceu muito. Mas por que um cão é agressivo? Existem pit bulls dóceis?   

   Importante frisar que os pequenos cães também mordem, e muito. No entanto, a gravidade destes ataques é proporcional ao tamanho dos cães e por isso podem passar desapercebidos. O ponto central é ter consciência de que qualquer cão pode tornar-se agressivo, e não se pode atribuir a agressividade apenas à raça.

   Há vários tipos de agressividade canina; agressividade por dominância ou submissão – dirigida aos proprietários, causada por excessos dos mesmos que tratam seus cães como pessoas e que acabam desenvolvendo uma personalidade dominante; agressividade predatória – comuns em cães de rua, dirigida única e exclusivamente a objetos móveis, qualquer coisa que se mova; agressividade por medo – normalmente em cães com problemas de socialização e falta de orientação dos donos; agressividade territorial – o nome já diz tudo, ela ocorre quando qualquer pessoa invade o território de um cão que possui um elevado grau de dominância e agressividade idiopática – é ocasionada por algum distúrbio cerebral não identificado.

   Raramente a agressividade esta relacionada a uma doença, como a raiva. Em geral, ela é resultado de características individuais do animal, somadas ao tipo de relacionamento que ele tem com o dono. O carinho e a atenção podem ser mal entendidos por um cão com tendências dominantes, pois a linguagem canina é muito diferente da linguagem humana. Nunca se deve punir um cão fisicamente (bater), especialmente se ele apresentar agressividade, isso agrava a situação.    

   O adestramento adequado é um elemento importante para evitar ataques. Os cães da polícia, por exemplo, são treinados para ataque e render pessoas,  e não mata-las, porém, ao primeiro comando interrompem a ação.
   Portanto, não há raças perigosas, mas donos sem conhecimento no manejo dos mesmos. Um cão bem socializado desde filhote e um dono bem informado, de como educa-lo, em 99% dos casos não terá problemas de agressividade com seu cão.  
Mônica Vignardi

por Mônica Vignardi

Adestradora e Consultora Comportamental
+ artigos

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Gilmar, em 26.01.2015 às 16:46

    Muito legal, Mônica! Parabéns pelo artigo.

  • por Ivone V. Correa, em 19.01.2015 às 13:56

    Parabéns pela informação, Mônica! Aos poucos vamos sendo esclarecidos sobre o comportamento canino.

 
Sitevip Internet