Artigos / Ney Nogueira

29/06/2020 - 07:48

É preciso paciência

Se houvesse uma palavra de ordem (que segundo o dicionário online brasileiro significa “palavra, expressão ou frase curta com o objetivo de marcar uma posição ou enfatizar sua importância na resolução de um problema”) para este momento crítico pelo qual o mundo passa, ela seria: PACIÊNCIA.

Embora cada pessoa sinta, ou tenha sentido, os efeitos da pandemia de um modo diferente (medo de morrer, de falir, de não ser velado, de não se formar etc) a incerteza quanto ao futuro parece a todos pertencer.

Como cantava Claudia Barroso: “a vida é mesmo assim”, tudo estava (aparentemente) normal num dia e no outro víamos pessoas conhecidas e próximas a nós serem internadas, veladas e enterradas, os governantes perdidos e os cientistas controversos, nos fazendo lembrar das primeiras obras de Aristóteles em que ele discutia a futilidade básica da existência e as alegrias do porvir.

Desse modo, para que passemos por esta fase ruim da melhor maneira possível é preciso que o funcionário público tenha paciência para com o seu “público”; que as pessoas necessitadas de atendimento tenham paciência para com o servidor público que também está com medo de se infectar e morrer; que o empregado tenha paciência para com o patrão, microempresário, que não está dormindo (de preocupação) com a possibilidade de não conseguir arcar com os impostos e contribuições estatais devidas e que, em contrapartida, que o patrão tenha paciência para com o empregado que faltou ao serviço por estar com os sintomas da doença.

Enfim, é necessário fazer o exercício mental do: se está ruim para você também está para os outros, já que agora além da necessidade de ter que se reinventar no trabalho, nos estudos e nas novas tecnologias que fomos obrigados a utilizá-las, é preciso aceitar (diariamente) e entender que o mundo está ao avesso e todos fomos afetados.

Exemplifiquemos a seguinte situação: o um autor de uma ação judicial tem direito a que o juiz julgue o seu processo sem fazer uma audiência com o réu? O réu tem direito de ser ouvido em uma audiência mesmo se a sua cidade estiver em lockdown? A resposta pode ser sim ou não para ambos os casos, tudo dependerá da futura e outrora configuração que o mundo pós-pandemia nos reservará.

Independente de qual seja o destino da economia e da própria raça humana como um todo, só vejo como verdadeira, hoje, a seguinte frase: é preciso ter paciência.

Que todos a tenhamos.

Referências

ARISTÓTELES em 90 minutos. Tradução: Maria Helena Geordane. Ed: Zahar, 1997. Arquivo ePub produzido pela Simplíssimo Livros. Disponível em https://simplissimo.com.br/
DICIONÁRIO ONLINE BRASILEIRO. Disponível em https://www.dicio.com.br/palavra-de-ordem/
MÚSICA: A vida é mesmo assim. Claudia Barroso. Disponível em https://www.letras.mus.br/claudia-barroso/741046/
Ney Nogueira

por Ney Nogueira

Professor de Direito; Mestrando em Direito Econômico e Analista Judiciário do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet